Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Notícias/Fique Sabendo

SINTAJ E SINPOJUD ACIONAM O CNJ CONTRA NOMEAÇÕES ILEGAIS DE ASSISTENTES TÉCNICOS DE JUÍZES NO TJBA

No pedido de Controle Administrativo, o SINTAJ e SINPOJUD pedem cautelarmente ao CNJ que seja permitida a nomeação para os cargos em comissão

SINTAJ E SINPOJUD ACIONAM O CNJ CONTRA NOMEAÇÕES ILEGAIS DE ASSISTENTES TÉCNICOS DE JUÍZES NO TJBA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O SINTAJ e o SINPOJUD acionaram nesta sexta-feira, 16, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), processo 0000268 – 73.2026.2.00.0000, contra o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), denunciando o descumprimento da Lei Estadual nº 11.170/2008, que estabelece que ao menos 60% dos cargos comissionados devem ser ocupados por servidores efetivos, limitando a 40% as nomeações de pessoas sem vínculo com o Judiciário baiano. O descumprimento tem ocorrido a partir da aprovação da Lei Estadual nº 14.958, de 14 de julho de 2025, que ficou conhecida como “Lei dos Jabutis”.

Aprovada pelo legislativo baiano a partir de Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Judiciário da Bahia, a “Lei dos Jabutis” instituiu o cargo comissionado de Assistente Técnico de Juiz (símbolo CC-AJ), de livre nomeação e exoneração, em quantidade equivalente ao número de magistrados de 1º grau do Tribunal.

Publicidade

Leia Também:

Os sindicatos denunciam que após a vigência da Lei, o quantitativo de cargos comissionados ocupados por servidores sem vínculo efetivo com o Tribunal que era, em agosto de 2025, de 534 cargos, de um universo de 1588, representando 33,62% do total, saltou para 814 cargos ocupados por pessoal sem vínculo efetivo, num total de 1.926 cargos, totalizando 42,26% de todos os cargos em comissão providos, no final de 2025, violando a lei estadual nº  11.170/2008, que prevê a possibilidade máxima de ser ocupado em até 40% os cargos comissionados por servidores não concursados.

No pedido de Controle Administrativo, o SINTAJ e SINPOJUD pedem cautelarmente ao CNJ que seja permitida a nomeação para os cargos em comissão somente de servidores com vínculo efetivo com o Tribunal, especialmente para o recém-criado CC-AJ, Assistente Técnico de Juiz enquanto o percentual de ocupantes dos cargos comissionados sem vínculo com o Poder Judiciário for superior ao permitido por lei. 

As entidades requereram ainda que o CNJ determine que TJBA adeque o atual percentual de ocupação de cargos comissionados, mantendo um mínimo de 60% das ocupações por servidores efetivos. Além disso, reivindicam que o Conselho determine ao TJBA a realização de estudo, elaboração e encaminhamento de minuta de Projeto de Lei ao CNJ, no sentido de modificar a forma de provimento dos referidos cargos CC-AJ. A proposta dos sindicatos é que os cargos de Assistente Técnico de Juiz sejam providos somente por servidores efetivos e/ou que o Tribunal crie o segundo cargo de assessor de juiz, previsto no art. 315, VII e §2º, da Lei Estadual nº 10.845/2007, a ser ocupado apenas por servidores concursados.

FONTE/CRÉDITOS: SINTAJ
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Sindipetro Bahia
Sindipetro Bahia