Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Notícias/Fique Sabendo

Entidades sindicais se unem para requerer correção do tempo de serviço e pagamento dos passivos

SINTAJ e SINPOJUD deram entrada em requerimento administrativo no último dia 13

Entidades sindicais se unem para requerer correção do tempo de serviço e pagamento dos passivos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

SINTAJ e SINPOJUD deram entrada em requerimento administrativo no último dia 13, cuja base é a lei sancionada pelo presidente da República que descongela benefícios de servidores.

No mesmo dia em que o Presidente Lula sancionou a Lei Complementar nº 226, que autoriza o pagamento retroativo de direitos remuneratórios congelados para servidores durante a pandemia de COVID-19, o SINTAJ e o SINPOJUD deram entrada em um Requerimento Administrativo nº 80521120.000099/2026-44 para contagem do período da pandemia de COVID-19 para fins de concessão de anuênio (ATS) para servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJBA.

A Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, restringia a contagem de tempo para vantagens funcionais, justificada pelo momento de crise para conter gastos públicos. Com sua alteração, a nova Lei reconhece o trabalho ininterrupto dos servidores, exercido no TJBA, através de home office e até trabalhos nas dependências físicas durante o período pandêmico que estabeleceu regras de segurança e distanciamento social.

Segundo o documento protocolado pelas entidades sindicais baianas que representam a categoria do Poder Judiciário baiano, “visando o justo reconhecimento pelo período trabalhado, foi pleiteado por este ente sindical, por via administrativa, o reconhecimento do lapso entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 (compreendido pela Lei Complementar nº 173/2020, de 27 de maio de 2020), para fins de pagamento retroativo de anuênio, triênio, quinquênio, sexta-parte, licença-prêmio e demais mecanismos equivalentes, correspondentes ao período compreendido entre 28 de mio de 2020 e 31 de dezembro de 2021.” Esse pleito não foi atendido.

Agora, com a lei sancionada, através do requerimento, as entidades SINTAJ e SINPOJUD solicitam que o TJBA atenda à legislação, determinando os pagamentos retroativos de anuênio, triênio, quinquênio, sexta-parte, licença-prêmio e demais mecanismos equivalentes.

O período pandêmico foi difícil e desafiador, com vivencias que impactaram as pessoas. Porém, servidores e servidoras do Tribunal baiano, exerceram suas funções, mesmo diante das incertezas daquele momento. Portanto, essa luta é para que seja reconhecido o esforço, dedicação e direito dos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário baiano.

FONTE/CRÉDITOS: SIMPOJUD / SINTAJ
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Sindipetro Bahia
Sindipetro Bahia