Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Notícias/Fique Sabendo

Acordo Coletivo conquistado na greve já está valendo, com ganhos significativos para toda a categoria

O ACT 2025/2027 esgata direitos históricos dos trabalhadores do Sistema Petrobrás e avança em novas conquistas

Acordo Coletivo conquistado na greve já está valendo, com ganhos significativos para toda a categoria
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Após uma greve histórica em dezembro, os trabalhadores e as trabalhadoras do Sistema Petrobrás começam a se beneficiar das conquistas garantidas na luta e com a força da organização sindical petroleira. O Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2027 foi assinado pelos 14 sindicatos da FUP na terça-feira, 06, garantindo os avanços obtidos na greve e no intenso processo de negociação conduzido pelas lideranças sindicais.

Com isso, os valores referentes aos reajustes dos salários e dos vales refeição/alimentação serão pagos no contracheque de janeiro, retroativos a setembro de 2024 (data-base da categoria). Os reajustes da Gratificação de Campo Terrestre, do Adicional Permanência Estado do Amazonas e dos benefícios educacionais e Programa Jovem Universitário também serão realizados este mês.

Na próxima semana, os trabalhadores e as trabalhadoras já receberão o adiantamento da PLR 2025 e do PRD 2025, mas a contribuição extraordinária de 2% sobre a remuneração variável, que é revertida para o fundo de sustentabilidade da AMS, só será descontada na quitação de abril (PRD) e de maio (PLR).

Publicidade

Leia Também:

Além disso, em fevereiro, a categoria começará a usufruir do benefício mercado (vale alimentação), que será pago mensalmente para todos os empregados da Petrobrás e subsidiárias, com valores retroativos a janeiro de 2026. Essa foi uma das conquistas do ACT, garantida durante as negociações que a FUP conduziu durante a greve. Já em março, será paga a primeira parcela do abono, que também foi garantido para todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás.

Conforme acordado com a empresa, as organizações sindicais iniciam ainda neste mês as negociações do novo acordo de PLR e do novo plano de cargos e salários. Em março, será realizado o primeiro Fórum sobre a Pauta pelo Brasil Soberano, que terá reuniões semestrais para discutir as propostas da FUP sobre temas como Transição Energética, Parque de Refino, Biocombustíveis, Fertilizantes, Logística, Processamento de Gás, Empresas do Sistema e Cultura Petrobras, entre outros.

O fim dos PEDs, outro importante eixo de luta da campanha reivindicatória, também terá andamento nos próximos meses, com a mediação no Tribunal de Contas da União (TCU) da proposta para resolver de uma vez por todas os equacionamentos da Petros. A carta-compromisso da Petrobrás, arrancada na greve e com a mobilização da vigília em frente ao Edisen, foi uma conquista fundamental para essa luta, pois garantiu que o modelo do novo plano Petros aprovado na Comissão Quadripartite, bem como o valor da transação judicial, sejam definidos na mediação com o TCU.

O Acordo Coletivo, conquistado na greve e assinado esta semana, resgata direitos históricos dos trabalhadores do Sistema Petrobrás, que haviam sido perdidos nos governos passados, e avança em novas conquistas, garantindo uma distribuição mais justa da riqueza gerada para todo o conjunto da categoria: ativa, aposentados e pensionistas, bem como os prestadores de serviço.

Confira aqui as principais conquistas do ACT.

FONTE/CRÉDITOS: Da comunicação da FUP
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

SINTAJ Bahia
SINTAJ Bahia