Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Notícias/Fique Sabendo

FUP e Sindipetro NF analisam liminar obtida pela Petrobrás

A FUP está analisando os passos jurídicos que serão tomados em proteção ao direito de greve dos trabalhadores

FUP e Sindipetro NF analisam liminar obtida pela Petrobrás
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em decisão publicada neste sábado, 27, o ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, concedeu liminar favorável à Petrobrás, determinando às bases sindicais em greve “a manutenção de 80% (oitenta por cento) dos trabalhadores em atividade” e fixa em R$ 200 mil a multa aos sindicatos e às suas federações.

O ministro também agendou audiência de conciliação entre os sindicatos em greve e a Petrobrás para o próximo dia 2 de janeiro, às 14h, na sede do TST. Além disso, a decisão prevê a realização de sessão extraordinária da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) para 6 de janeiro, às 13h30, para o julgamento do dissídio coletivo.

A FUP, que é atingida igualmente pela liminar concedida pelo TST, está analisando, conjuntamente com o Sindipetro-NF, os passos jurídicos que serão tomados em proteção ao direito de greve dos trabalhadores e à garantia das conquistas do Acordo Coletivo de Trabalho.  “Estaremos juntos em Brasília, eu e Cibele Vieira, representando a Federação, juntamente com o NF, nas duas audiências que acontecerão nos dias 02 e 06 de janeiro”, afirma o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Publicidade

Leia Também:

“A gente tinha alertado na assembleia de ontem. Saiu a liminar em favor da Petrobrás, mandando voltar com 80% do efetivo, uma multa diária de 200 mil reais e naturalmente a gente sabe o quanto a justiça é burguesa. Então, quando a gente fala e alerta sobre o risco de ir para o TST, é sempre nesse sentido, de ter responsabilidade”, afirma o diretor da FUP e do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

O coordenador-geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, informa que “vai fazer uma reunião de diretoria junto com o jurídico para analisar esse conteúdo dessa liminar. E a partir da decisão do que vier ali, da análise desse conteúdo, a gente vai estar dialogando com o trabalhador para tentar construir uma nova saída. O importante é a gente agora tomar uma decisão responsável, porque a disposição de luta está clara, mas a gente também tem que ter responsabilidade com relação a tudo que acontece na campanha”.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da assessoria jurídica e do Sindipetro NF]
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

SINTAJ Bahia
SINTAJ Bahia