Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Notícias/Fique Sabendo

FUP participa da homologação do ACT do Sistema Petrobrás no TST, em Brasília

Com a conclusão da fase de homologação, o movimento sindical inicia um novo momento da negociação

FUP participa da homologação do ACT do Sistema Petrobrás no TST, em Brasília
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A audiência de homologação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados do Sistema Petrobrás ocorreu nesta terça-feira (14) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, esteve presente para participar da homologação, acompanhado do coordenador geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges.

A audiência foi conduzida pelo vice-presidente do TST, ministro Caputo Bastos. O processo de Dissídio Coletivo de Greve instaurado pelo Tribunal foi extinto, por perda de objeto, após os trabalhadores que ainda permaneceram em greve na última semana de dezembro terem aprovado a suspensão do movimento e a aceitação do Acordo.

A presença das lideranças sindicais no TST marca mais uma etapa decisiva do processo de negociação do ACT, resultado direto da força da greve nacional realizada pela categoria. A mobilização foi fundamental para garantir avanços e assegurar direitos, reafirmando a capacidade de organização e luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás.

Publicidade

Leia Também:

Com a conclusão da fase de homologação, o movimento sindical inicia um novo momento da negociação. Entre os temas que ainda exigem atenção estão questões sensíveis relacionadas aos impactos da greve, como a contagem de frequências, desimplantes e outros pontos que seguem em debate junto à empresa.

“O fim dessa audiência é resultado de diálogo, organização e luta coletiva. A greve teve um papel decisivo nesse caminho, sendo instrumento legítimo de pressão para garantir um acordo que atendesse aos nossos pleitos e respeitasse os direitos da categoria. É a prova de que, quando trabalhadores e trabalhadoras estão unidos, os direitos avançam e a Justiça do Trabalho cumpre seu papel. Seguimos firmes, atentos e mobilizados, porque nenhuma conquista é dada, toda conquista é construída”, afirmou Deyvid Bacelar.

Sergio Borges reforçou que “a luta não se encerra com a assinatura do acordo. O compromisso agora é dar continuidade às negociações pendentes e acompanhar de perto o cumprimento de todos os pontos acordados, sempre com unidade e vigilância da categoria”.

...

FONTE/CRÉDITOS: Com informações do TST, da FUP e do Sindipetro NF
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Sindipetro Bahia
Sindipetro Bahia