O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, projetou um crescimento de 3% para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2023. De acordo com ele, a alta de 0,9% no 2º trimestre em relação anterior “surpreendeu positivamente” o governo. Segundo Haddad, as projeções médias do mercado eram de um crescimento inferior a 1%. Portanto, em relação ao que estava sendo projetado para a economia brasileira no começo do ano pelo mercado, o crescimento está três vezes maior que o planejado.
O ministro ainda diz que os resultados são positivos para a agenda do governo federal, que enviou recentemente um conjunto de medidas para o Congresso Nacional, em busca de estabelecer um novo cenário econômico no país. Entre as medidas estão a reforma tributária, que está em tramitação no Senado Federal, e o novo arcabouço fiscal já aprovado na Câmara dos Deputados.
O texto entregue pelo governo prevê um salário mínimo de R$ 1.421,00, o que significa um aumento de R$ 101,00. Esta é a primeira peça orçamentária elaborada sob as regras do novo arcabouço fiscal, sancionado pelo presidente Lula. Pelas regras, o governo poderá expandir suas despesas até 1,7% acima da inflação no ano que vem, abaixo do limite máximo de 2,5% permitido pelo arcabouço e acima do piso de 0,6%.
Comentários: