Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Notícias/Fique Sabendo

Nota do Sindipetro Bahia em repúdio aos ataques machistas sofridos por diretora da FUP

Nossa solidariedade é plena. Seguiremos firmes no enfrentamento ao machismo estrutural: mexeu com uma, mexeu com todas

Nota do Sindipetro Bahia em repúdio aos ataques machistas sofridos por diretora da FUP
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Sindipetro Bahia manifesta repúdio aos ataques machistas e misóginos dirigidos à companheira Cibele Vieira, diretora da FUP e do Sindipetro Unificado. É inadmissível que lideranças femininas ainda sejam alvo de agressões baseadas em aparência ou vestimenta como forma de desqualificação e tentativa de silenciamento político.

Os áudios ofensivos que circulam em grupos da categoria buscam desviar o foco da atuação firme e reconhecida de Cibele, recorrendo a uma violência simbólica típica do patriarcado, que tenta reduzir mulheres à estética para afastá-las dos espaços de decisão. Atacar a imagem, e não as ideias, revela intolerância ao protagonismo feminino na luta da categoria petroleira.

O sindicato reafirma a trajetória e a competência de Cibele Vieira na defesa da Petrobrás e dos direitos dos trabalhadores, ressaltando que a autonomia das mulheres é inegociável e que o movimento sindical deve ser um espaço de respeito, igualdade e combate a toda forma de opressão.

Publicidade

Leia Também:

Nossa solidariedade é plena. Seguiremos firmes no enfrentamento ao machismo estrutural: mexeu com uma, mexeu com todas. Pela presença das mulheres nos espaços de poder e pelo fim da misoginia no movimento sindical.

Na foto: Patrícia de Jesus, Elizabete Sacramento e Cibele Vieira (à esquerda), diretoras da FUP.

...

FONTE/CRÉDITOS: Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

SINTAJ Bahia
SINTAJ Bahia