Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Conselho Deliberativo da Petros aprova a cisão dos PPSPs solicitada pela Vibra

Desde a privatização da BR Distribuidora, a gestão da Vibra vem atacando seus trabalhadores da ativa e os aposentados e pensionistas

Conselho Deliberativo da Petros aprova a cisão dos PPSPs solicitada pela Vibra
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Conselho Deliberativo da Petros, na reunião ordinária realizada no dia 31/07, aprovou a Cisão dos Planos Petros do Sistema Petrobrás, o PPSP-R e o PPSP-NR e a criação dos planos da Vibra, conforme solicitado por essa patrocinadora.

Os Conselheiros Deliberativos eleitos, Radiovaldo Costa e Vinícius Camargo, apoiados pela FUP, FNP, Conttimaff e Fenaspe, votaram contra a Cisão, que irá prejudicar os milhares de participantes e assistidos oriundos da BR Distribuidora.

Infelizmente, outro Conselheiro eleito, para proteger o seu CPF, preferiu se abster dessa importante votação, o que garantiu a aprovação dessa Cisão no Conselho Deliberativo da Petros, por maioria dos votos.

Leia Também:

Entenda os fatos

Desde a privatização da BR Distribuidora, a gestão da Vibra vem atacando seus trabalhadores da ativa e os aposentados e pensionistas, com milhares de demissões, rebaixamento dos salários, saída da AMS para o plano Saúde Bradesco (sem participação financeira da empresa para aposentados e pensionistas) e a migração para um plano de Contribuição Definida, o Flexprev, cuja modelagem é idêntica a do PP3.

Apesar de todos os ataques e assédios da gestão da Vibra, uma parcela dos aposentados e pensionistas vem resistindo e não aceitaram a migração para o Flexprev, continuando no PPSP-R e no PPSP-NR.

Diante dessa resistência, a gestão da Vibra decidiu agora fazer a Cisão dos PPSPs e criar planos novos e independentes.

Desta forma, podem se livrar desses aposentados e pensionistas, através da retirada do patrocínio desses novos planos, ou transferir a sua gestão para outra entidade sem precisar de autorização da gestão da Petrobrás.

Ou seja, a Cisão deixa esses aposentados e pensionistas completamente reféns da gestão privada da Vibra.

Atualmente, o PPSP-R tem 40.419 participantes e assistidos e o PPSP-NR, 11.553.

Caso a cisão seja aprovada pelo órgãos de controle, Sest e Previc, o novo plano PPSP-R da Vibra terá apenas 3.105 participantes e assistidos e o PPSP-NR apenas 1.009.

Por isso, as entidades que compõem o Fórum de Defesa da Petros – a FUP, a FNP, a Conttmaf, a Fenaspe e a Ambep, seus sindicatos e associações filiadas -, juntamente com a Fetramico e Sitramicos, filiados e não filiados, vêm lutando em várias frentes, para impedir ou dificultar essa Cisão.

Uma dessas frentes, talvez a mais importante delas, é o Conselho Deliberativo da Petros, onde os Conselheiros eleitos, Radiovaldo Costa e Vinícius Camargo, votaram contra a Cisão.

Seus respectivos votos, com a devida fundamentação técnica, serão importantes para fortalecer as ações jurídicas das entidades, com o objetivo de travar essa Cisão.

Infelizmente, o outro Conselheiro eleito, que se absteve na votação, ao tomar essa decisão, evitou que o presidente do Conselho, um dos indicados da gestão da Petrobrás, usasse o voto de qualidade (desempate) para aprovar essa danosa Cisão.

Para piorar, os Conselheiros eleitos, apoiados pelas entidades do Fórum, informaram que, durante a reunião do Conselho, esse mesmo Conselheiro eleito afirmou que, estaria se abstendo, para preservar o presidente do Conselho, evitando que ele precisasse usar o voto de qualidade (?!?!?!), o que seria inconcebível. Afinal, de que lado esse Conselheiro está? Do lado dos participantes e assistidos, que o elegeram para o Conselho, ou do lado da gestão da Petrobrás, da qual foi dirigente por muitos anos?

O fato é que a ação das entidades teria muito mais chance de êxito no judiciário, se esse Conselheiro cumprisse o seu compromisso com os participantes e assistidos e votasse contra a Cisão juntamente com os demais Conselheiros eleitos.

Apesar desse grave erro desse Conselheiro eleito, a luta contra essa Cisão e seus efeitos continuará.

As entidades que compõem o Fórum, com o apoio da Fetramico e Sitramicos, mais uma vez, cobrarão que a gestão da Vibra implemente a proposta elaborada no GT Petros, que está sendo debatida na Comissao Quadripartite, para eliminar os atuais equacionamentos e manter os direitos previdenciários dos participantes e assistidos da Vibra que não migraram para o Flexprev, mesmo que essa Cisão não seja barrada judicialmente.

FONTE/CRÉDITOS: Informe da Secretaria de Seguridade, Aposentados e Políticas Sociais da FUP
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia