Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Notícias/Destaques

Saeb precisa encontrar forma de fazer a segunda promoção dos técnicos

Alega a Saeb que estes colegas foram promovidos ano passado e não possuem tempo de interstício para terem novamente o benefício

Saeb precisa encontrar forma de fazer a segunda promoção dos técnicos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria da Administração publicou na semana passada uma lista de técnicos administrativos que não terão direito à segunda promoção acordada pelo governador Rui Costa com os sindicatos no final de 2021. Alega a Saeb que estes colegas foram promovidos ano passado e não possuem tempo de interstício para terem novamente o benefício. Como todos foram promovidos em 2022, ninguém teria direito.

Essa segunda promoção extraordinária foi um acordo do ex-governador Rui Costa com os sindicatos exatamente para recompor parte das perdas salariais dos servidores que ganham menos no Estado. Na época o próprio Rui disse que as duas promoções seriam a reparação de uma dívida de 30 anos com os servidores.

Quando as duas promoções foram negociadas estávamos com sete anos de congelamento salarial, com perdas que ultrapassavam 40%. Os 4% que foi colocado na mensagem enviada à Assembleia e aprovado pelos deputados nem de longe repunha tamanho passivo. Como o governo não queria dar um reajuste linear maior, que era nosso pleito, foi encontrando alternativas para compensar o servidor. No caso do fisco, aprovou-se a transformação da licença-prêmio em pecúnia e no caso dos técnicos, pactuou-se as duas promoções que, juntas, perfaziam um ganho de 14,78%.

Publicidade

Leia Também:

O decreto do governador publicado foi claro e explícito, com a primeira promoção definida para abril/2022 retroativa a janeiro e a segunda em agosto/2022, com retroatividade a abril. A própria Saeb encaminhou as duas avaliações de desempenho para cumprir o acordo feito por Rui Costa. Agora, se há algum impeditivo legal, a Secretaria precisa encontrar a solução, que pode ser o envio de PL à Assembleia Legislativa para resolver a situação. Os servidores técnicos administrativos é que não podem ser prejudicados.

O Sindicato elaborou um modelo de recurso administrativo que pode ser utilizado pelos colegas para pedirem reconsideração. De nossa parte, já estamos cobrando do governo, reclamando que haja bom senso e seriedade na relação. Negociação é coisa séria. E acordo é para ser cumprido.

FONTE/CRÉDITOS: Sindsefaz
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

SINTAJ Bahia
SINTAJ Bahia