A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), anunciou nesta terça-feira (22/08) a expansão do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) para todas as unidades da Federação, durante a programação do 25º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), em Natal (RN).
O intuito desse mestrado profissional é qualificar os (as) alunos (as) para aprenderem a lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil. Sendo assim, as dissertações devem ter um caráter de conhecimento aplicado no aprimoramento da gestão de recursos hídricos.
A Rede ProfÁgua conta atualmente com 14 universidades e atende 27 unidades da Federação, com essa parceria serão mais 13 universidades públicas de ensino atendendo as demandas do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.
Desde 2015, o Programa já recebeu cerca de R$ 7 milhões em investimento para seu funcionamento, por meio do repasse de recursos para a CAPES e existem mais de 450 profissionais com mestrado pelo ProfÁgua, além de centenas de outros (as) mestrandos (as) com seus projetos de pesquisa em andamento.
A CAPES avaliou o mestrado com a nota 4 – a maior para novos cursos.
Comentários: