Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindae participa de Audiência Pública proposta pelo MPF e defende proteção da Serra da Chapadinha

Localizada ao sul da Chapada Diamantina, a Serra da Chapadinha é um santuário natural

Sindae participa de Audiência Pública proposta pelo MPF e defende proteção da Serra da Chapadinha
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No último dia 15 de junho, o Sindae participou da 1ª Audiência Pública para criação da Unidade de Conservação da Serra da Chapadinha, realizada no município de Ibicoara pelo Ministério Público Federal e Estadual.

Participaram da audiência representantes do Inema, SEMA, ICMBio, IPHAN, prefeituras, membros de organizações da sociedade civil e moradores da região.

Localizada ao sul da Chapada Diamantina, a Serra da Chapadinha é um santuário natural. Com uma rica diversidade de plantas e animais, espécies que existem apenas lá e outras tantas ameaçadas que encontram um refúgio na serra. Entre paredões rochosos imponentes e esculpidos pelo tempo e pelo vento, com rios de água límpida e cor de chá, resiste uma paisagem que parece às vezes intocada pelo ser humano. Esse cenário, entretanto, está sob ameaça. Desprotegida, a Serra da Chapadinha está vulnerável a interesses exploratórios como a mineração, que já tem mais de 14 mil hectares prospectados na região, além do desmatamento e da grilagem.

Leia Também:

“Foi unânime a necessidade de proteção desse território, e consenso pleno a criação da Unidade de Conservação da Chapadinha, sendo relatado a necessidade de estudos e escutas dedicadas para a escolha adequada da melhor modalidade”, declarou em nota o Movimento Salve a Serra da Chapadinha.

“O Sindae reafirma que a criação da Unidade de Conservação da Serra da Chapadinha, inserida na área de recarga da bacia hidrográfica do Paraguaçu, é uma resposta necessária e eficaz para os desafios impostos pelas mudanças climáticas, poluição e degradação ambiental. Resguardar os recursos hídricos é vital para garantir água potável segura. Ao proteger os recursos hídricos, mitigar os impactos climáticos, controlar a poluição, conservar a biodiversidade e apoiar atividades econômicas sustentáveis, esperamos que essa unidade promova a sustentabilidade e a resiliência da bacia do Paraguaçu, apoiando a garantia da disponibilidade de água de qualidade para as gerações presentes e futuras”, pontuou Julliano Ribeiro, representante do Sindae na Audiência, membro do CBH do Paraguaçu e CONERH.

“A nossa preocupação com a conservação da Serra da Chapadinha é a preocupação que temos por um bioma tão importante por vários motivos, como a biodiversidade, por sermos a caixa d'água do estado da Bahia. Então nós precisamos preservar essa área e vamos trabalhar dentro da pesquisa, do levantamento de dados, da escuta, porque não existe construção da unidade de conservação, se a escuta da sociedade, isso não existe, avaliou Rinaldo Rossi, secretário de meio ambiente de Ibicoara.

FONTE/CRÉDITOS: Por Juliano Falcão Ribeiro
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também