Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Reunião foi realizada em Recife e teve debates intensos, mas representantes patronais não apresentaram avanço

Apesar do esforço e da criatividade dos dirigentes sindicais, todas as situações propostas esbarravam na suposta limitação financeira da Neoenergia

Reunião foi realizada em Recife e teve debates intensos, mas representantes patronais não apresentaram avanço
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Era para ser o momento da Neoenergia mostrar o seu reconhecimento pelo empenho diário dos trabalhadores do grupo. Mas, a verdade é que a última rodada não trouxe nenhuma novidade, frustando a expectativa da categoria. Foram dois dias de debates intensos entre as bancadas, análises de números e muitos ensaios de possibilidades para alcançar uma proposta de consenso. Apesar do esforço e da criatividade dos dirigentes sindicais, todas as situações propostas esbarravam na suposta limitação financeira da Neoenergia. Em resumo: não rolou “nadica de nada”.

Não bastasse a falta de avanços em mesa, a Neoenergia continua insistindo em manter na sua proposta discriminação entre os trabalhadores. A teimosia da Neoenergia revela seu lado mais perverso, tentando impor a proporcionalidade por tempo de serviço, exclusão de trabalhadores por área de atuação, congelamento do piso e outras tantas bobagens, que foram – novamente – rechaçadas pela bancada
sindical.

Sobre essa situação, é importante destacar que, nem nos momentos mais críticos, ao longo de mais de 20 anos com a Neoenergia algo desse tipo foi sugerido. Isso deixa os trabalhadores ainda mais indignados, já que ela tem a possibilidade de oferecer um acordo justo, sobretudo, pelo momento favorável que país atravessa em sua economia, com crescimento em todos os setores, inflação baixa e estabilidade no mercado.

Leia Também:

AVALIAÇÃO DA INTERSINDICAL – Na avaliação dos dirigentes, essa rodada representa um verdadeiro descaso e falta de consideração com os trabalhadores. As empresas seguem crescendo e com ganhos cada vez mais expressivos. A Neoenergia amplia extraordinariamente sua participação no mercado, ao mesmo tempo os acionistas têm lucros crescentes. Ou seja, tudo é favorável, mas nenhum desses fatores é capaz desensibilizar os representantes da Neoenergia.

“É cruel a forma que a Neoenergia trata os seus trabalhadores. Sabemos que nas empresas ocorrem demissões, assédio moral, cobranças e metas exageradas. Isso é lamentável. Para piorar, durante a campanha salarial a Neoenergia assume essa postura de descaso. Esgotamos nossa paciência e não há outro caminho a não ser o da mobilização intensa”, finalizou o coordenador José Fernandes, convidando os trabalhadores para a luta que teremos que enfrentar.

DIRIGENTES FORAM AO LIMITE NAS NEGOCIAÇÕES – A Intersindical tem buscado a construção de um acordo que reflita o empenho e a dedicação dos trabalhadores do grupo. Os entraves criados pela Neoenergia, apresentando propostas limitadas, apenas dificultam o processo negocial e mostram um desprezo injustificável pelos trabalhadores, que são os verdadeiros responsáveis pelos excelentes resultados alcançados pelas empresas e pelo grupo.

Durante todo processo negocial, os dirigentes foram ao limite na composição das propostas, tentando de todas as formas encontrar as alternativas para construir o acordo.

Sabemos que toda negociação é um processo de ganha-ganha, onde se evoluiu e se recua em busca de uma construção que beneficie ambos os lados.

Esperamos que nas próximas rodadas a Neoenergia dê atenção especial ao pleito dos trabalhadores e assegure evolução nas pautas.

O CAMINHO É A MOBILIZAÇÃO – Diante da situação de entrave nas negociações nas mesas específicas e na unificada, a Intersindical,
através dos sindicatos, vão realizar um grande ATO UNIFICADO, com data a ser definida e amplamente divulgada.

É hora de mostrar a nossa força e indignação com o descaso da Neoenergia nas negociações.

Segue abaixo o calendário das próximas reuniões entre o Intersindical e o Grupo Neoenergia:

Dias 16 e 17/11 reunião com a Neoenergia – Néos 

Dias 29 e 30/11 reunião com a Neoenergia pauta unificada 

Dias 13 e 14/11 – 20 e 21/11 reunião da pauta específica Coelba 

Dias 16 e 17/11 27 e 28/11 reunião da pauta específica Cosern 

Dias 20 e 21/11 e 27 e 28/11 reunião da pauta específica Neoenergia Pernambuco 

FONTE/CRÉDITOS: Sinergia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também