Na tarde da quarta-feira (17/01), o Sindae esteve em reunião com o presidente da Embasa, Leonardo Goés, e o Diretor de Gestão Corporativa, Jazon Junior, para formalizar a assinatura do Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que inclui a jornada de turno de nove horas.
Essa medida é uma grande vitória da categoria, resultado de muitas conversas com Gerências, Superintendência da Região Sul (IS) e Diretorias do Interior (DI) e de Gestão Corporativa (DG). Uma vez assinado o aditivo, o sindicato agora vai cobrar a sua implementação em substituição aos turnos de seis horas nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) que operam 18 horas por dia.
Nos últimos meses, o sindicato vinha reforçando para a necessidade de retirada imediata dos turnos de seis horas, nos casos das ETAs que operavam 18 horas por dia. Essa escala tem sido um verdadeiro tormento para a categoria.
Para se ter uma ideia, ao terem que cumprir uma escala absurda de 24 turnos mensais, esses (essas) trabalhadores (as) praticamente não têm mais vida social e familiar, causando-lhes demasiado desgaste emocional e familiar. Com a nova escala, o número de turnos cairá de 24 para 16.
Embora a nova escala atenue um problema imediato, o sindicato vai continuar lutando pela implementação do turno de 12 horas, que exigirá a contratação de mais operadores (as).
Vamos à luta!
Comentários: