Na manhã desta terça-feira (29/10), o Sindae se reuniu com a Comissão de Aposentados(as) da Embasa para debater e definir os próximos passos na luta pela redução do custo do plano de saúde. O encontro, realizado na sede do Sindae, nos Barris, em Salvador, foi fundamental para discutirmos as reivindicações já encaminhadas à Embasa, que incluem: parcelamento do valor da coparticipação, oferta de um plano ambulatorial (consultas e exames), congelamento dos reajustes contratuais e concessão de subsídio para o plano dos aposentados(as).
Essas medidas visam garantir um alívio financeiro aos (às) aposentados(as), assegurando o acesso a cuidados de saúde de qualidade. O custo da assistência médica tem crescido exponencialmente nos últimos anos, e muitos(as) aposentados(as) hoje enfrentam dificuldades para manter o plano, arcam com os valores integrais e acabam, muitas vezes, sendo forçados(as) a deixá-lo por inviabilidade financeira.
Diante da iminência de novos reajustes, os(as) aposentados(as) se mantêm firmes e mobilizados(as) na busca por alternativas que viabilizem tanto a redução dos custos atuais quanto a permanência de todos(as) no plano de saúde, evitando que mais colegas sejam excluídos(as) por falta de condições financeiras.
A Embasa está em processo de análise das propostas apresentadas e prometeu um retorno assim que possível. No entanto, ainda não estipulou um prazo concreto, o que só aumenta a preocupação entre os(as) aposentados(as), já que novos reajustes estão no horizonte.
Ao final da reunião, o Sindae decidiu solicitar com urgência uma reunião entre a Embasa, a Comissão de Aposentados(as) e a UNIMED. O objetivo é pressionar a operadora do plano de saúde para que apresente alternativas sustentáveis, garantindo que os (as) aposentados(as) possam manter seu acesso à assistência médica.
Vamos à luta!
Comentários: