Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Retrocesso: Prefeita de Eunápolis propõe entrega de gestão da água e saneamento a consórcio

Consórcio envolvendo ex-presidente da Embasa e empresa terceirizada da estatal

Retrocesso: Prefeita de Eunápolis propõe entrega de gestão da água e saneamento a consórcio
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em fim de gestão, e sem considerar a nova composição da Câmara de Vereadores e do Poder Executivo, a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres de Almeida, está à frente de uma manobra controversa para privatizar os serviços de água e saneamento do município por 35 anos, entregando-os ao Consórcio Eunápolis Saneamento, composto pelas empresas Hidrosistem Engenharia Ltda e Sanea Ambiental Ltda. O processo licitatório que culminou na escolha do consórcio é cercado por graves irregularidades, já apontadas pelo sindicato ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM). 

Antes, é importante esclarecer quem são essas empresas. A Hidrosistem, com histórico de atuação como terceirizada da Embasa, com resultados muito aquém das expectativas, tem como o seu CEO um ex-diretor da Embasa, enquanto a Sanea Ambiental é gerida por um ex-presidente da estatal. Essa proximidade reforça a percepção de que os interesses por trás dessa concessão transcendem as necessidades da população, favorecendo a criação de oligopólios regionais que mesclam interesses econômicos e políticos.

Em 2022, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) suspendeu essa mesma licitação a pedido do Sindae, que apontou falhas graves como a ausência de um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira (EVTE), incompatibilidade com metas de universalização estabelecidas pela Lei Federal 14.026/2020 e desrespeito à Lei Complementar Estadual 48/2019, que organiza as microrregiões de saneamento.

Leia Também:

A decisão foi ratificada pelo plenário do TCM, mesmo após recurso da prefeita. O conselheiro Francisco Netto, responsável pela medida cautelar, destacou o "fundado receio de dano de difícil reparação", frisando que o edital da Concorrência Pública nº 008/2022 continha falhas graves capazes de comprometer a validade de todo o processo.

Contexto de abandono e prejuízo à população

Desde que o contrato com a Embasa deixou de ser renovado pela gestão municipal, a estatal foi impedida de investir cerca de R$ 200 milhões em obras de infraestrutura na cidade. A insegurança jurídica, gerada pelas ações da atual gestão, prejudicou diretamente a população de Eunápolis, que enfrenta limitações no acesso a serviços essenciais.

Além disso, a tentativa de privatização desconsidera as determinações da microrregião de saneamento, composta por Eunápolis e outros 19 municípios da região sul da Bahia. Segundo a lei, cabe a essa entidade regional, coordenada pelo Estado, organizar, planejar e fiscalizar os serviços de saneamento, incluindo a decisão sobre concessões à iniciativa privada.

A insistência da prefeita Cordélia Torres em entregar os serviços de saneamento ao Consórcio Eunápolis Saneamento expõe o município a riscos jurídicos e administrativos, além de prejudicar a universalização e qualidade dos serviços. O caso exige uma resposta firme do Tribunal de Contas, do Ministério Público e do governo estadual para proteger o interesse público e evitar que o setor de saneamento seja transformado em moeda de troca para atender a interesses privados.

A população de Eunápolis merece um saneamento básico eficiente, planejado e acessível, e não um modelo marcado por irregularidades. O futuro da cidade e o bem-estar de seus habitantes não podem ser sacrificados em nome de interesses empresariais.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também