Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Piso salarial dos funcionários da Educação em coletivo da CNTE

CNTE se reuniu nos dias 20  e 21, em Brasília, para debater o piso salarial nacional

Piso salarial dos funcionários da Educação em coletivo da CNTE
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Coletivo dos Funcionários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) se reuniu nos dias 20  e 21, em Brasília, para debater o piso salarial nacional para os profissionais do setor.

A discussão gerou em torno dos Projetos de Lei (PLs) 3817/20  e 2531/21. O primeiro, que está pronto para a pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJC), institui o piso salarial profissional nacional do secretário escolar. O outro, ainda sem tramitação na Casa, institui o piso para os profissionais que trabalham nos setores técnico e administrativo das escolas de Educação básica.

Entre outros pontos negativos, as duas propostas não contemplam todos os segmentos de funcionários da Educação e não preveem complementação de recursos da União para o pagamento, o que pode ocasionar contestação no Supremo Tribunal Federal (STF). As duas matérias também fazem referência à formação técnica pedagógica, mas propõem aumento da carga horária para 40 horas.

Leia Também:

Presente no encontro, Nivaldino Félix, diretor do Departamento de Funcionários da APLB-Sindicato, destacou a luta da entidade pela valorização destes trabalhadores de ensino.

“Os dois projetos não deixam de ser um avanço. Ao longo dos anos os funcionários de escola têm como piso o salário mínimo, portanto é um segmento da Educação que merece respeito e valorização dos gestores, pois  o mesmo é fundamental ao processo educativo no ambiente escolar. Hoje boa parte dos funcionários tem curso superior. A APLB e a CNTE são nossos instrumentos de luta para chegarmos a esse reconhecimento e valorização”, pontuou.

Nivaldino disse que o curso técnico pedagógico do Profuncionário, que está parado deste do governo Bolsonaro, também foi ponto de pauta no encontro e sua retomada imediata será pauta de mobilização.

FONTE/CRÉDITOS: APLB
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também