Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Operadores de Sonda da Cerb pedem o fim dos alojamentos em contêineres

Operadores de Sonda da Cerb exigem tratamento igual ao que é feito para os (as) demais empregados (as)

Operadores de Sonda da Cerb pedem o fim dos alojamentos em contêineres
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em reunião realizada na tarde nesta segunda-feira (18/09), na sede do Sindae, em Salvador, com Operadores de Sondas e de Equipamentos de Bombeio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), o sindicato voltou a receber diversas reclamações e denúncias em função das más condições de trabalho em relação ao trabalho de campo da empresa. Principalmente em relação à higiene e as inadequações nos dormitórios coletivos da Cerb, os chamados contêineres.

Operadores de Sonda da Cerb exigem tratamento igual ao que é feito para os (as) demais empregados (as) da Companhia e pedem o fim dos contêineres. Além de não cumprir o que estabelece o item 18.5 da Norma Regulamentadora - NR 18 (Condições de Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria da Construção), que estabelece para as áreas de vivência condições mínimas de segurança, de conforto e de privacidade, com frequência, os contêineres são instalados no meio do mato e os trabalhadores ficam extremamente vulneráveis à violência por ação de bandidos.

Alternativamente aos contêineres, segundo informações dos Operadores de Sonda, o ideal seria o pagamento da diária intermunicipal de viagem e que esses profissionais fossem alojados em hotéis da região trabalhada. Assim, a Cerb daria para os Operadores um tratamento igual ao que é feito para com os (as) demais empregados (as) da Companhia. Outra queixa dos Operadores é a falta de treinamento relativo à saúde e segurança do trabalho, ausência da fiscalização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e, quando se busca reclamar direitos, quase sempre, os trabalhadores sofrem algum tipo de perseguição. 

Leia Também:

Em 2020, depois de reiterados ofícios e pedidos alertando a Cerb sobre a adoção de medidas de proteção à saúde dos trabalhadores alojados em contêineres, o Sindae foi obrigado a acionar a Ministério Público do Trabalho - MPT (aqui).

TERCEIRIZAÇÃO IRRESTRITA 

Os Operadores também reclamaram que trabalhadores terceirizados estariam assumindo “irregularmente” funções técnicas inerentes aos funcionários concursados da Cerb, preenchendo documentos e assinando relatórios.

Com base nesses relatos, o sindicato estará cobrando da Direção da Cerb para que sejam tomadas as devidas providências.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também