Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

No ENCOB 2023, Sindae destaca o “Grito da Água”

O encontro teve como tema “Águas do Brasil”: Governança, Adaptação e Desenvolvimento

No ENCOB 2023, Sindae destaca o “Grito da Água”
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Sindae esteve presente ao XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB, que ocorreu entre os dias 21 a 25 de agosto, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O encontro teve como tema “Águas do Brasil”: Governança, Adaptação e Desenvolvimento. No evento, os (as) representantes do Sindae, que compuseram a delegação da Bahia, foram Juliano Falcão, titular do CBH Paraguaçu, Ivan Aquino, Presidente do CBH Lago do Sobradinho, Suely Nelson, presidenta do CBH Salitre, e Orlando Pereira dos Santos, titular do CBH Recôncavo Norte e Inhambupe.

Destaque para Ivan Aquino, Presidente do CBH Lago do Sobradinho, e Suely Nelson Argôlo, Presidenta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Salitre, que tiveram participação fundamental nos debates travados por ocasião do ENCOB, em um cenário de Eleição para o quadro de representação da Câmara Técnica do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CONER, Câmara Técnica de Instituição Legal e Fórum Nacional, sendo eleitos, respectivamente, Valter Guerra, Rogério Martins e Suely Nelson Argôlo (suplente).

É importante ressaltar que o ENCOB trouxe oportunidades e desafios para a gestão participativa, descentralizada e integrada das águas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas, de modo a apontar, à sociedade, o caminho consequente para a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos e seus cenários futuros no Brasil. As temáticas debatidas no ENCOB nortearão as discussões nos Comitês Estaduais, tendo os Planos de Recursos Hídricos como o principal instrumento para a implementação da gestão de recursos hídricos.    

Leia Também:

O Assessor Político do Sindae e Presidente do CBH Lago do Sobradinho, Ivan Aquino, em sua intervenção sobre o tema Água e Saneamento Participativo, destacou a luta do Sindae em favor das causas ambientais e como protagonista do Grito da Água, que é o maior evento de rua da América Latina pelos direitos ao acesso à água e ao saneamento.

A tradicional caminhada do Grito da Água, saindo do Campo Grande até a Praça Castro Alves, teve início em 2001, contra a tentativa de privatização da Embasa patrocinada pelo carlismo à época, o que movimentou diversos atores da sociedade civil, ambientalistas, estudantes, políticos (as) e religiosos (as). Graças a essa imensa mobilização social, a privatização da Embasa não foi à frente, mas o Grito da Água se tornou símbolo de resistência e, ao longo dos anos, vem incorporando e dando vazão à luta da sociedade por justiça social, contra o racismo ambiental e preconceito com as religiões de matriz africana e pela luta das mulheres, dentre outras.  

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também