Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Fórum de Efetivos do Sistema Petrobrás é retomado com participação unitária da FUP e FNP

A última reunião do Fórum de Efetivos foi realizada há quase dez anos, em abril de 2016

Fórum de Efetivos do Sistema Petrobrás é retomado com participação unitária da FUP e FNP
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Petrobrás anunciou que vai contratar 1.780 trabalhadores de nível técnico do cadastro de reserva do concurso público realizado no segundo semestre de 2023. A empresa já começou a convocar os aprovados no dia 29 de janeiro e prevê que mais de 700 profissionais sejam chamados ainda neste primeiro semestre.

Essa conquista é resultado da pressão das entidades sindicais, mas ainda é insuficiente para garantir que sejam convocados 100% dos cadastros de reserva dos últimos concursos públicos e para que o efetivo chegue a um patamar que garanta segurança operacional e crescimento da empresa. Trata-se de uma das principais bandeiras do movimento sindical petroleiro, que segue cobrando mais contratações para garantir condições seguras de trabalho.

Não é de hoje que a categoria denuncia os impactos causados pelos baixos efetivos do Sistema Petrobrás, cujo desmonte gerou jornadas extenuantes de trabalho e o adoecimento físico e mental de inúmeros trabalhadores, aumentando os riscos de acidentes nas áreas industriais. O ingresso de novos empregados é um avanço, mas ainda há muito a ser feito. O número de petroleiros convocados nos últimos concursos públicos, principalmente para os quadros técnicos das unidades operacionais, ainda está muito abaixo do necessário.

Leia Também:

Na próxima quinta-feira, 06/02, a FUP e a FNP participam da reativação do Fórum de Efetivos do Sistema Petrobrás, espaço de interlocução com a empresa sobre a recomposição dos quadros de trabalhadores próprios.As duas federações farão uma apresentação conjunta durante o evento, levando aos gestores da empresa a visão dos trabalhadores.

A última reunião do Fórum de Efetivos foi realizada há quase dez anos, em abril de 2016, logo após a diretoria da Petrobrás anunciar o Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), que acelerou o processo de desmonte da empresa. Após o golpe de 2016, o Fórum de Efetivos nunca mais foi realizado e só voltou a fazer parte do Acordo Coletivo de Trabalho em 2023, na primeira campanha reivindicatória do novo governo Lula.

Para as entidades sindicais, a recomposição dos efetivos próprios da Petrobrás e suas subsidiárias precisa ser negociada coletivamente, de forma planejada, tendo como referência estudos e normas que atendam às reais necessidades de segurança operacional das unidades, sempre priorizando o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.

Petrobrás tem um papel importantíssimo no desenvolvimento nacional e na transição energética. É fundamental que a reconstrução da empresa ocorra com segurança e valorização dos trabalhadores.

FONTE/CRÉDITOS: Da comunicação da FUP
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também