O Sindae esteve nesta segunda-feira (26/08) nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Floresta Azul, pertencente à Unidade Regional de Itabuna - USI, e em Iguaí, na Unidade de Vitória da Conquista - USV. O objetivo das visitas foi levantar necessidades de melhorias nestas áreas operacionais de abastecimento.
Em Iguaí foram identificadas necessidades de algumas adequações no ambiente de trabalho em relação à área externa e interna da ETA, como instalações de guarda-corpos e correção das escadas de acesso aos filtros, instalações sanitárias e criação de espaços de vivência com cozinha e refeitório adequados. Estas e outras situações foram passadas ainda nesta segunda-feira à USV, que se comprometeu em dar uma resposta urgente para as demandas apontadas.
No caso de Floresta Azul, a Unidade de Itabuna tem conseguido avançar significativamente na estrutura da ETA, concluindo recentemente a reforma da cozinha, refeitório e banheiro, faltando agora chegar alguns equipamentos necessários para estes espaços, a exemplo do refrigerador.
Essas visitas às ETAs seguem o planejamento do Sindae, que estabeleceu no início da atual gestão que o sindicato fiscalizaria as condições de trabalho nas unidades operacionais da Embasa. Além disso, para além das melhorias das condições gerais do ambiente de trabalho, o Sindae também objetiva garantir a segurança física dos (das) operadores (as), que estão, muitas vezes, vulneráveis a ataques de terceiros, como assaltos e outras violências.
É importante destacar que tanto a USI quanto a USV têm feito um trabalho exemplar de busca de melhorias das condições de trabalho nessas regiões, realizando obras de melhorias e adquirindo móveis e equipamentos que facilitam a vida dos (das) trabalhadoras no seu dia a dia.
Vamos à luta!
Comentários: