Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Avanços nas negociações levaram trabalhadores a aprovar última proposta da Alvopetro para o ACT

A aprovação do ACT só foi possível porque a empresa voltou atrás e não retirou 13 itens do acordo

Avanços nas negociações levaram trabalhadores a aprovar última proposta da Alvopetro para o ACT
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Após muito debate, assembleias e negociações, os trabalhadores da Alvopetro decidiram aceitar a última proposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025. A aprovação do ACT só foi possível porque a empresa voltou atrás e não retirou 13 itens do acordo como queria fazer.

Eles conquistaram um reajuste salarial linear de 3,71%, além de 9,10% de aumento no vale refeição; aumento de 8,28% no vale alimentação e na cesta natalina. A novidade foi o ticket lanche de R$ 16,17, que não havia anteriormente.

Um dos grandes avanços foi a aceitação da filiação coletiva ao Sindipetro Bahia mediante deliberação em assembleia geral especialmente convocada para este fim. Durante o transcurso do prazo de 45 dias, o empregado pode manifestar sua oposição/recusa à filiação ao sindicato. Depois deste prazo, ele se torna automaticamente filiado à entidade sindical.

Leia Também:

Outra conquista foi a garantia do pagamento do adicional de interinidade a partir do primeiro dia da substituição. A permanência do substituto por mais de 60 (sessenta) dias ininterruptos, obrigará a sua efetivação na função, cargo ou vaga.

A Alvopetro também se comprometeu a elaborar estudo programático acerca da necessidade, aplicabilidade e viabilidade da aplicação do adicional de 30 horas aos empregados que laborarem em regime de turno ininterrupto de revezamento, apresentando os resultados para tratativas com o Sindipetro na primeira quinzena de agosto de 2025.

O diretor do Sindipetro-BA, Matos Júnior, ressalta a união dos trabalhadores que, juntamente com o sindicato, enfrentaram a Alvopetro, impedindo a retirada de cláusulas importantes do ACT. “Nenhum direito a menos. Este é o nosso lema”, frisa o sindicalista.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também