Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Assembleia da Apub define agenda e estado de mobilização permanente

Na ocasião, foram discutidas duas pautas principais: a luta contra a PEC 32 da Reforma

Assembleia da Apub define agenda e estado de mobilização permanente
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na tarde do dia 29, a Apub realizou uma assembleia para discutir a mobilização, na próxima semana, em defesa do serviço público e pela valorização dos/as servidores/as federais. Na ocasião, foram discutidas duas pautas principais: a luta contra a PEC 32 da Reforma Administrativa e a campanha salarial de servidores para 2024.

Nacionalmente, entidades representativas de diversas categorias estarão em Brasília para realizar ações de denúncia e pressão sobre parlamentares para impedir a votação da PEC 32, que impactaria frontalmente na qualidade e oferta dos serviços públicos.

A proposta de reforma administrativa veio na esteira das políticas de desmonte do Serviço público durante o governo anterior e o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, tenta retomar a pauta no Congresso. Dentre as ameaças da PEC 32, está a possibilidade de ampliação da terceirização, incluindo as atividades-fim da administração pública; o fim da estabilidade dos servidores públicos; e a privatização de serviços, o que implicaria na perda de direitos para a população.

Leia Também:

Localmente, os sindicatos estão com uma agenda de atividades da campanha salarial 2024, voltada para a ampliação da margem de negociação com o governo federal, que anunciou um índice de apenas 1% de reajuste, o que não recompõe sequer as perdas inflacionárias do último ano. Estima-se que as perdas salariais dos últimos 6 anos perfazem um índice de 40%.

Além disso, a Apub realizará uma mobilização digital para participação de docentes de todas as IFES baianas, em que elas/es possam manifestar quais questões ligadas às condições de trabalho são mais urgentes em suas unidades, campi ou instituições, no sentido da valorização do trabalho e da carreira docente.

A assembleia definiu também o estado de mobilização permanente até o final do ano.

Confira a agenda de mobilização da próxima semana:

02/10, 9h – Audiência com a Reitoria da UFBA sobre condições de trabalho docente;
03/10, 10h – Ato da Assufba e Apub em frente à Reitoria da UFBA em defesa do Serviço público, por reajuste salarial de servidores públicos e contra a PEC 32;
03/10, 17h – Live da Apub e Assufba com a deputada federal Alice Portugal (Frente Parlamentar Mista em defesa do Serviço Público) e a economista Ana Georgina Dias (Dieese).

Acompanhe nossas redes sociais com as chamadas para as ações e contribua com a mobilização compartilhando os conteúdos:

Instagram: @apubsindicato

Facebook: @apubsindicato

FONTE/CRÉDITOS: APUB Sindicato
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também