Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Colunas/Geral

Plenária Nacional e Carreata em Salvador contra o Desmonte do Serviço Público

carreata contou com as centrais sindicais: CUT, CSP Conlutas, CTB e NCST, além do Coletivo Resistência e Luta no Judiciário

Plenária Nacional e Carreata em Salvador contra o Desmonte do Serviço Público
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O “Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público” organizou e conduziu um grande evento em Salvador no último dia de 10 de dezembro de 2020. Conforme havíamos anunciado, nesse dia 10 realizamos uma grande carreata, com cerca de 60 carros enfileirados atrás de um mini trio-elétrico, com bandeiras e encenação teatral, para alertar ao público sobre a realidade e impactos da Reforma Administrativa do Governo Federal. A carreata contou com participação das centrais sindicais: CUT, CSP Conlutas, CTB e NCST, além do Coletivo Resistência e Luta no Judiciário, das diversas entidades sindicais e outras representações da sociedade civil organizada.

Este ato, que deu mais um passo para a unificação dos movimentos sociais, não foi realizado somente em Salvador, mas em todo o Brasil, alinhado com as proposições do FONASEFE, que promoveu uma Plenária Nacional ocorrida no último dia 5 de dezembro. Essa plenária contou com a participação do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, dos trabalhadores federais, estaduais e municipais, dos diversos Fóruns Estaduais em Defesa dos Serviços Públicos de outros Estados, além das entidades sindicais, Federações, Associações e demais organizações da sociedade civil. Nessa oportunidade, fizemos uma análise da conjuntura política e socioeconômica nacional, debatendo também sobre os meios de frearmos o avanço do desmonte dos serviços públicos e as formas de reação aos constantes ataques do Governo Federal contra as diversas organizações pública que devem prestar serviços públicos e gratuitos a toda população, que já arca com uma enorme carga tributária, não podendo e não devendo arcar com mais os custos dos serviços que estão sendo privatizados. A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO É DIREITO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO.

Por isso, deliberamos na Plenária Nacional, que todos os Estados, além do ato unificado em Brasília, realizariam seus respectivos atos – o que de fato ocorreu - no dia 10 de dezembro, a critério das possibilidades de organização de cada Estado. Aqui na Bahia, além dos buzinassos programados em algumas cidades do interior do Estado, realizamos uma grande carreata, com a enorme participação já citada. Como ainda estamos sob o impositivo de restrição da aglomeração de pessoas para conter o avanço da pandemia, é importante salientar que toda responsabilidade de preservação da saúde e da vida se faz necessária. Dessa forma, optamos pela modalidade de mobilização com carreata, para não haver aglomeração de pessoas, atendendo aos protocolos de distanciamento de pessoas orientados pelos órgãos oficiais de saúde.

Leia Também:

Para que possamos seguir adiante, no último dia 16 de dezembro, o grupo de trabalho composto por Fóruns Estaduais - GT de Fóruns Estaduais - realizou uma reunião nacional dos Fóruns Estaduais que atuam em defesa dos serviços públicos. Na oportunidade fizemos um balanço do que foi o dia 10 de dezembro (DIA NACIONAL DE LUTA) em cada estado, assim como de toda nossa atuação no ano de 2020, com o planejamento de criação do FÓRUM NACIONAL EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO para janeiro de 2021. Nesse encontro, várias proposições de atos nacionais unificados foram encaminhadas pelos participantes, visando promover cada vez mais mobilizações, em quantidade e qualidade, para o ano de 2021, sempre buscando a defesa do bem estar social como principal objeto que motiva as nossas ações.

 Aqui na Bahia, o Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público está sendo o grande agente de unificação e organização das lutas contra a PEC 32, PEC 186 e demais projetos que objetivam desmontar a máquina pública em todas as esferas. Estamos buscando uma nova forma de representação social, onde não exista o protagonismo individual ou de pequenos grupos. Como já disse em oportunidades anteriores o Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público foi criado para ser um instrumento de utilidade pública, em eterna construção, para que outras entidades sociais possam ingressar, capilarizando cada vez mais a capacidade de atuação em prol do bem estar social de maneira ampla e irrestrita.

 

Antonio Jair Batista Santos Filho

Participante do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público

Participante do movimento em defesa da Auditoria Cidadã da Dívida Pública – Núcleo Bahia

FONTE/CRÉDITOS: Antonio Jair
Comentários:
Antonio Jair

Publicado por:

Antonio Jair

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também