Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025

Colunas/Geral

Os homens e os seus "Podres Poderes"

É como se eles não tivessem nenhuma noção de civilidade

Os homens e os seus
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Já faz tempo que o mundo mais civilizado aboliu o culto à personalidade. E na América do Sul, até mesmo o povo argentino, que "endeusou" o casal Peron e Evita, a ponto de na terra de los hermanos ter existido grupos dos dois extremos ideológicos: o peronismo de direita e o peronismo de esquerda. Mas depois de 1968, como o surgimento da "Contracultura", que foi inspirada nos movimentos de rua promovidos pelos acadêmicos europeus, principalmente os franceses.

Movimento renovador que se espalhou pelo mundo inteiro. E inclusive no Brasil, o principal movimento recebeu o nome de "Tropicália". Mas não só Caetano Veloso e Gilberto Gil ajudaram  a modificar o comportamento, a estética e a visão de mundo do povo brasileiro. Eles dois foram os  maiores expoentes da mudança. Mas tivemos outros  artistas vanguardistas além de Caetano e Gilberto Gil.

Tivemos vários nomes importantes, tais como, Geraldo Vandré; Torquato Neto; Zé Carlos Capinam; as Artes Plásticas de Hélio Oiticica; o cinema novo de Glauber Rocha; as peças teatrais de Plínio Marco; os textos e os cartuns de Ziraldo e os de Millor Fernandes; Chico Buarque de Hollanda; Milton Nascimento; Belchior; Ivan Lins; Alceu Valença; os irmãos Marcos e Paulo Sérgio Vale; Sérgio Ricardo; João do Vale, o autor da música "Carcará", muito bem interpretada por Maria Bethânia; Edu Lobo; Taiguara e tantos outros como João Bosco e Audí Blanc e as grandes interpretações de Ellis Regina. Todos eles artistas corajosos, que mesmo numa época da obscuridade, que se abateu sob o nosso País, durante o regime militar, eles tiveram muita coragem em produzir obras artísticas contestado toda a opressão que o sistema político autoritário adotou contra a Arte e a Cultura no Brasil e em outros países da América do Sul, como foi o caso da Argentina e do Chile.

Leia Também:

E mesmo em condições adversas, esses grandes artistas citados conseguiram mudar tanto o comportamento social, bem como a atitude política, em relação a esse mal de idolatrar políticos imperfeitos como qualquer um de nós seres mortais, que antes o povo ingênuo tratava-os como se eles fossem "deuses" encarnados  na Terra e salvadores dos povos dos estados brasileiros. Mas infelizmente, de cerca de umas três décadas de avanços no plano social e político anos, ocorreu uma onda de retrocesso democrático e político, cheio de ideias atrasadas, que se abateu tanto na América do Norte como na do Sul.

E aproveitando-se do fanatismo de alguns e do ódio que os seguidores negacionistas desses verdadeiros lobos, esses novos "Hittlers" e "Mussolinis" vestidos de cordeiro, têm dos seus opositores, um bando de pessoas consideradas "homens de bem", se deixaram levar por ideias misóginas que os energúmenos poderosos como Trump & Cia. Ltda, os quais, muito piores do que Pilatos, que mesmo tendo a autoridade e o poder, ele apenas "lavou as mãos". Mas esses atuais "Hittlers", não. Agora esses poderosos autoritários "usam e abusam" do poder.

É como se eles não tivessem nenhuma noção de civilidade. Usam e abusam, e vão muito além do poder que lhe foram atribuídos pelos seus fanáticos eleitores. E eles não têm o menor escrúpulo em utilizar os meios antidemocráticos  para oprimir os trabalhadores, os artistas, os jornalistas mais engajados, os membros do Poder Judiciário e à todos que se interpuserem no seu caminho de encontro a sua escalada de poder. E com Hitler foi exatamente assim. E será que o brasileiro não gosta de História; ou de fato, ele tem memória curta?

José Benigno Batista Santos; nascido em Camaçari/BA, em 15 de agosto de 1943. Técnico em Química Industrial e economista pela UFBA, da turma de 1968, com curso concluído em julho de 1971.

J.B.Say-y+ntos =Benigno.

FONTE/CRÉDITOS: José Benigno
Comentários:
José Benigno

Publicado por:

José Benigno

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também