Outro dia eu ví um vídeo, no qual o vice-Presidente Mourão afirma que, "para uma ditadura se estabelecer é necessário que haja um caudilho e o apoio do povo e das Forças Armadas. E ontem (01/07), eu ví uma reportagem na Globo News, a qual mostrou que o Presidente Putin, da Rússia, já tem 21 anos no poder, entre os cargos de Presidente e de Primeiro Ministro. E inclusive, ele, salvo engano, vai aprovar ou até já aprovou uma nova Constituição, pela qual ele poderá permanecer no poder por mais 10 anos. E como sabemos, Putin tem na sua base ideológica viés autoritário, que é um resquício do período autoritário da URSS, quando ele era o chefe da KGB, uma polícia política, semelhante a polícia política de Getúlio Vargas, que foi comandada pelo Delegado Filinto Müller, no período do Estado Novo, onde Getúlio Vargas foi um ditador. E no caso da Rússia atual, Putin é o caudilho, as Forças Armadas da Rússia estão lhe dando sustentação e o povo ele tem controlado através de atitudes antidemocráticas: excluindo as principais lideranças opositoras, como por exemplo, pela nova Constituição, só poderá concorrer aos cargos de comandar a nação russa, cidadãos russos que estejam morando há 25 anos ininterruptos na Rússia.
É mais ou menos como a ditadura do General Franco, onde os políticos progressistas e artistas, como foi o caso de Pablo Picasso, que só retornou à Espanha depois da era Franco, podia ficar. E só para se ter uma ideia do quanto é difícil retirar o poder das mãos de Putin na Rússia, a grande maioria dos adolescentes e jovens entre 15 e 25 anos, só conhecem Putin como a maior autoridade russa. E poucos são os jovens que têm uma consciência política e um senso crítico mais aguçado, e que não se deixam levar pela sede de ídolos, muito comum ao ser humano. Por exemplo, eu ví uma jovem russa ser entrevistada, a qual mesmo se dizendo religiosa, ela criticou a colocação do nome de Deus na nova Constituição proposta por Putin; uma vez que os Estados Democráticos necessariamente são Estados Laicos.
José Benigno Batista Santos; nascido em Camaçari/BA, em 15 de agosto de 1943. Técnico em Química Industrial e economista pela UFBA, da turma de 1968, com curso concluído em julho de 1971.
J.B.Say-y+ntos =Benigno.
Comentários: