Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Colunas/Geral

NOS QUEREMOS VIVAS E SÃS!

Façamos a nossa parte, por nossas mães, irmãs, filhas e por nós mesmas

NOS QUEREMOS VIVAS E SÃS!
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Você sabe o que é FEMINICÍDIO?
Feminicídio é assassinato de mulheres por elas serem mulheres, e geralmente são cometidos por parceiros ou ex-parceiros (71%). Em uma conta simples chegamos a 5.162 mulheres mortas entre 2016 até o primeiro semestre de 2020. Esse número é considerado como subnotificado, e não inclui o “homicídio” de mulheres ocorrido em assaltos ou outras formas de violência consideradas “violência urbana”. 

Nessa guerra contra as mulheres, a mulher negra está em situação ainda mais grave, pois além do machismo, o racismo é outro golpe na sua carne.

É natal, fim de ano, tempo de falar amenidades e torcer para que 2021 seja melhor que 2020. Não será, para ao menos seis famílias que perderam suas mães, filhas e irmãs na semana do Natal, assassinadas barbaramente pelos seus parceiros ou ex-parceiros, e nem para as 5.162 famílias das outras mulheres igualmente assassinadas. E para as que sobreviveram a expectativa é de piorar ainda mais no próximo ano, como vem piorando desde 2016, um ano depois de promulgada a lei 13.104/15 (a “lei do feminicídio”). 

Leia Também:

A Culpa é da lei? Precisa aumentar a pena?
É negativa a resposta a essas duas perguntas. A culpa é do machismo e do racismo estruturais em um Brasil que nesses últimos 4 anos regrediu quase 100 anos e exala com orgulho torpe o cheiro podre de cadáveres ressurgidos das tumbas, sendo alguns deles até alçados a postos de comando no País!

Em 2021 a esperança está nas mulheres sobreviventes e nos homens feministas acordados pelos gritos dessas 6 mulheres que eram golpeadas até a morte enquanto nas casas se tocava “jingle bell”. Isso não pode ser esquecido. Não são apenas seis, são cinco mil cento e sessenta e dois motivos para todas e todos atuarmos fortemente pelo fim do feminicídio assustador no Brasil, um dos 5 piores países para as mulheres. É grave. É inadmissível. É odioso!

 Façamos a nossa parte, por nossas mães, irmãs, filhas e por nós mesmas, mulheres e homens que desejam a todos e todas o direito a uma vida sem violência.

*Denise Carneiro é dirigente da CSP-Conlutas/BA e do Coletivo Resistência e Luta no Judiciário.

FONTE/CRÉDITOS: Denise Carneiro
Comentários:
Denise Carneiro

Publicado por:

Denise Carneiro

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também