Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025

Colunas/Geral

Essa é minha opinião do Ciro

Trajetória inversa de Caetano.

Essa é minha opinião do Ciro
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Minha esposa é cearense. Mas ela acha Ciro Gomes um Collor um pouco mais à esquerda. E eu cheguei a ser influenciado um pouco por ela.

Mas hoje eu vejo que ele é apenas tão vaidoso quanto Fernando Henrique, que devido a sua vaidade pessoal de ser um dia o nosso presidente da República, ele fez coligação com o PFL (agora DEM), e teve de "rezar na cartilha" neoliberal dos 2 caciques do PFL: o senador catarinense Jorge Bonghausen e o então senador baiano Ant° Carlos Magalhães.

E apesar de Ciro ter realmente um bom conhecimento da nossa história e dos fundamentos da ciência econômica mais includente, a sua vaidade pessoal fez com que ele passasse a enxergar o "lulopetismo" como um obstáculo à concretização do seu desejo presidencial, porque o carisma do ex-presidente Lula tira a chance dele ser eleito para o cargo que ele tanto deseja ser um dia.

Leia Também:

E um outro detalhe é que Ciro fez uma trajetória inversa a de Caetano Veloso.

Pois enquanto Caetano que se considerava apenas um artista liberal, mas que se tornou um socialista, segundo o próprio artista, só recentemente quando ele atendeu a uma sugestão de um amigo, que mandou que ele estudasse o pensamento do filósofo socialista italiano Losurdo. E foi então que ele conseguiu ter uma visão mais aprofundada das atrocidades que foram cometidas pela escravidão no Brasil e no resto do mundo. E hoje ele é um socialista covícto.

E já Ciro, ao contrário de Caetano, ele que sempre leu os fundamentos do Socialismo, através das teses marxistas/lenistas, mas não se considera um socialista; pois ele encontrou uma síntese que tende mais para o Estado de Bem-Estar Social, que preserva a liberdade e o dinamismo da economia capitalista com o papel do Estado como o grande provedor de benefícios sociais do sistema Socialista, que é computado como "Investimento" e não como "Custo" como é computado no sistema Capitalista. 

 

José Benigno Batista Santos; nascido em Camaçari/BA, em 15 de agosto de 1943. Técnico em Química Industrial e economista pela UFBA, da turma de 1968, com curso concluído em julho de 1971.

J.B.Say-y+ntos =Benigno.

FONTE/CRÉDITOS: José Benigno
Comentários:
José Benigno

Publicado por:

José Benigno

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também