A criação do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público se deu em razão do sentimento de impotência que tomou conta dos movimentos sociais, principalmente dos movimentos sindicais das trabalhadoras e dos trabalhadores, que divididos e isolado em seus respectivos seguimentos, vem amargando diversas derrotas, face a aprovação de diversos projetos nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Da mesma forma, naturalmente, já estamos idealizando a criação de um fórum de amplitude nacional, para que possamos colocar em prática o mesmo modelo adotado aqui no estado da Bahia, porém agregando os diversos fóruns estaduais que estão sendo criados fora da Bahia.
A idealização de um fórum nacional já vem sendo discutido dentro do Fórum Baiano, desde que este começou a atuar de forma efetiva, junto às entidades representativas dos trabalhadores públicos e privados, sindicatos, Centrais sindicais, Federações, associações representativas, movimentos sociais e outras entidades organizadas da sociedade civil. Entretanto, essa necessidade da criação do Fórum Nacional em Defesa do Serviço Público tomou contorno de urgência para os integrantes do Fórum Baiano, devido a intensificação dos ataques do Governo Federal aos serviços públicos, que editou a PEC 32/2020, versando sobre a reforma administrativa nacional, que irá promover o maior desmonte do Estado já visto na história do país, caso tal projeto seja aprovado.
Visando fazer frente a conjuntura de caos que já é realidade no Brasil, assim como o agravamento da crise nacional que vem vendo sendo construindo pelos Governo Federal, já demos o primeiro passo para construção de uma unidade nacional através de um grande fórum. No último dia 28 de outubro, quando os servidores públicos comemorariam o dia do servidor público, realizamos atos em todo o país, convertendo essa data comemorativa em um “Dia Nacional de Luta”. Para a idealização do ato, foi necessário a criação de um grupo nacional de trabalho permanente (GT Fóruns) composto pelos Fóruns Estaduais em Defesa dos Serviços Públicos. Através deste GT, juntamente com o FONASEFE, promovemos um longo debate em torno dos meios eficazes de organização para mobilizar o país, criando uma linguagem única para ser falada por todas as categorias espalhadas pelo Brasil no dia 28 de outubro, “Dia Nacional de Luta”.
A partir de então, o “GT Fóruns vem promovendo reuniões quinzenais, contando com a participação dos fóruns estaduais, para que possamos estar mantendo contato de forma organizada e interativa com essas entidades estaduais que compõem os seus fóruns. Desses encontros vem surgindo a necessidade da criação de algo mais organizado e emblemático em substituição ao GT, para a criação da nossa identidade nacional, enquanto reais defensores dos serviços públicos e contra o desmonte do Estado e suas instituições. A ideia da criação do “Fórum Nacional em Defesa do Serviço Público” é um tema que já vem sendo discutido em todas as reuniões quinzenais do GT Fóruns, bastando para tanto, colocar em prática o desejo manifestado por nós do Fórum Baiano e dos demais fóruns dos outros estados.
Como o “Dia Nacional de Luta”, realizado no dia 28 de outubro, gerou uma repercussão positiva no combate a PEC 32/2020, nós do GT Fóruns em conjunto com o FONASEFE já estamos organizando o próximo “Dia Nacional de Luta”, com previsão para acontecer no dia 03 de dezembro. Até lá algumas reuniões organizativas do ato nacional serão realizadas pelo FONASEFE. Da mesma forma, nós que compomos o GT Fóruns, também realizaremos algumas reuniões organizativas para o referido ato, ocasiões em que continuaremos trabalhando a ideia da criação do “Fórum Nacional em Defesa do Serviço Público”, para que possamos criar a nossa identidade enquanto defensores do bem-estar social, unicamente possível com a proteção e ampliação do poder da máquina pública que promove o atendimento das necessidades básicas do povo e pela permanência/qualificação dos serviços públicos prestados pelo estado.
Antonio Jair Batista Santos Filho
Participante do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público
Participante do movimento em defesa da Auditoria Cidadã da Dívida Pública – Núcleo Bahia
Comentários: