O “Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público” organizou e conduziu um grande evento em Salvador que ocorreu no dia de 10 de dezembro de 2020. Conforme havíamos anunciado, nesse dia 10 realizamos uma grande carreata, com cerca de 60 carros enfileirados atrás de um mini trio-elétrico, com bandeiras e encenação teatral, para alertar ao público sobre a realidade dos impactos da Reforma Administrativa do Governo Federal. A carreata contou com participação das centrais sindicais CUT, CSP-Conlutas, CTB e NCST, além do Coletivo Resistência e Luta no Judiciário, das diversas entidades sindicais e outras representações da sociedade civil organizada. O evento foi realizado de forma unificada com diversos movimentos articulados em todo o Brasil.
Porém a necessidade de intensificação das mobilizações nacionais aumenta a cada dia que passa. O que estamos testemunhando das atuações do Governos Federal causa indignação aos jornalistas e lideranças internacionais de todos os cantos do planeta. Se tal conjuntura assusta aos que observaram de fora, o que dizer então dos que vivem no Brasil, estando submetidos diretamente às mazelas promovidas pelo Governo Federal. Estamos assistindo de forma atônita a perda de mais de 200 mil vidas. O governo, ou melhor, desgoverno federal, não satisfeito em se manter inerte ao atual clima de caos da saúde pública no Brasil, assim opor barreiras à ação dos órgãos de saúde que combatem o agravamento da pandemia, ainda dificulta um processo de vacinação em massa, que já está ocorrendo em todo planeta.
Diversas são as contradições deste governo quando alega que o país está quebrado e que não pode fazer nada. Libera mais de 1 trilhão de reais que são retirados do bolso do povo para enriquecer os banqueiros, perdoa dívidas bilionárias que poderiam estar promovendo bem estar à sociedade, porém alega não ter dinheiro para fabricar ou comprar seringas. Dificulta a criação e acesso ao auxílio emergencial para a grande parcela da população que se encontram em condições de vulnerabilidade. Libera cerca de 250 tipos de agrotóxicos para enriquecer os empresários do ramo e contaminar nossa alimentação, porém opõem dificuldade para liberação das vacinas que já poderiam estar salvando vidas desde o mês de dezembro de 2020.
O momento requer atitudes enérgicas por parte do povo, através das suas entidades representativas, nas mais diversas organizações. Por isso, em razão do grande sucesso da última carreata, ocorrida em Salvador, o Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público está articulando no âmbito nacional outras mobilizações, que poderá se dar por uma nova carreata. Este ato, caso se confirme, deverá ocorrer no dia 01 de fevereiro, tendo como foco central “O Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida, Da Vacinação Para Todos e Todas”, com “Defesa do SUS”, “Contra a Reforma Administrativa” e “Contra as Privatizações das Estatais”.
Para que essa mobilização tenha a representatividade nacional, o Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público está articulando o ato de forma unificada em todo o Brasil, alinhado com as proposições do FONASEFE, GT Nacional de Fóruns Estaduais, entidades sindicais e centrais, Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Coletivo Resistência e Luta no Judiciário. Buscaremos também a articulação com os movimentos estudantis, torcidas organizadas e demais setores da sociedade civil organizada.
O Dia Nacional de Luta em Defesa da Vacina Para Todos e Todas (programado para 01 de fevereiro de 2021) foi construído nacionalmente, quando deverá ser realizado não somente a carreata, mas contando também com as seguintes atividades ao longo desse dia:
- 10 h – Carreata na maioria das cidades possíveis em DEFESA DA VACINA PARA TODOS E TODAS, CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA E CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES (As cidades que já estão preparando suas carreatas para o dia 31/01 serão incorporadas como atividades da Jornada de luta), sendo que devemos orientar um buzinasso na casa/ escritório político de um deputado local;
- 14 h - Ato em Brasília: na porta do anexo 2 da câmara dos deputados protocolando a entrega do manifesto aos candidatos a presidente do legislativo e início da VIRGÌLIA nacional que será construída com inscrições e falas de todas entidades que solicitarem;
- 20 h – Panelaço nacional.
Antonio Jair Batista Santos Filho
Participante do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público
Participante do movimento em defesa da Auditoria Cidadã da Dívida Pública – Núcleo Bahia
Comentários: