Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindipetro Bahia mantém firmeza nas negociações da PLR com a Acelen

Transparência, justiça e valorização da categoria

Sindipetro Bahia mantém firmeza nas negociações da PLR com a Acelen
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Desde março de 2025, o Sindipetro Bahia vem conduzindo rodadas de negociação com a Acelen para a implantação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), buscando substituir o atual Programa de Participação nos Resultados (PPR). O processo, que tem contado com média de duas reuniões por mês e se intensificou em junho — com três encontros previstos, sendo dois já realizados — caminha para consolidar uma proposta que represente avanços concretos para a categoria.

Após debates de múltiplos remuneratórios, a empresa apresentou uma proposta de remuneração atrelada a 3 remunerações, condicionada ao desempenho financeiro da empresa, com destaque para o EBITDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), que deve nortear o cálculo da premiação.

Pela proposta, quando alcançado o percentual dos indicadores, para esse ano, contaremos ainda com o EBITDA, para assim a empresa pagar essas 3 remunerações.

Leia Também:

O EBITDA, fundamental para medir o desempenho operacional da empresa, tem sido alvo de análise rigorosa da assessoria econômica do DIEESE. O sindicato destaca que, apesar da importância deste gatilho, a governabilidade dos trabalhadores sobre seus componentes é limitada. A Acelen sinalizou que, caso as metas sejam plenamente cumpridas, poderá avaliar pagamentos proporcionais, mantendo a possibilidade de premiação máxima prevista. Em paralelo, o sindicato tem enfatizado a necessidade de garantir que esse modelo traga justiça e segurança para a categoria.

A Acelen apresentou propostas detalhadas, com indicadores financeiros e operacionais que foram amplamente discutidos. O sindicato questionou exaustivamente cada ponto, levantando dúvidas e apontando incongruências que foram prontamente corrigidas pela empresa. Indicadores com dificuldades de alcance foram criticados, especialmente sobre o acompanhamento prático, levando a empresa a garantir pontos focais por área, modelo já usado na engenharia de produção.

A comunicação das metas também esteve em pauta. O sindicato sugeriu que, além dos murais já existentes, as metas sejam divulgadas nas TVs corporativas. A equipe de RH admitiu atrasos na comunicação e apresentou plano de ação para melhorias, ressaltando que isso será considerado na estratificação de perdas, ferramenta que ajuda a filtrar o que realmente importa para os indicadores.

Questões de segurança operacional, como a gestão de alarmes inibidos e suprimidos, também foram discutidas.Segundo a empresa, a redução significativa desses alarmes tem sido possível graças a equipes focais e aos Grupos Técnicos (GTs). A equipe de RH reafirmou que “a segurança é inegociável”, reforçando o compromisso com a cultura de zero acidente e o aprimoramento contínuo na rotina operacional.

Após a quarta rodada, o sindicato encaminhou análises técnicas solicitando redistribuição dos pesos dos indicadores e ajustes, além de alertar para riscos em unidades específicas (U-33, U-37 e U-39), devido à falta de manutenção e ausência de peças sobressalentes. Foi solicitado que a Acelen priorize manutenções preventivas e melhore a comunicação sobre a rotina de manutenção.

Na última reunião, a empresa pediu desculpas por falhas na comunicação que impediram a apresentação formal dos indicadores finais, e uma nova reunião está agendada para ajustes finais. A Acelen ratificou a proposta do EBITDA, utilizando 50% deste indicador vinculada à remuneração de até três salários, reforçando a abertura para negociações futuras.

O sindicato compreende que nesta negociação obtivemos avanços, mas alguns ajustes são necessários antes da apreciação pela categoria.

O Sindipetro Bahia segue firme, defendendo os interesses dos trabalhadores com diálogo técnico e transparente, para garantir que a PLR seja justa, reconheça o esforço coletivo e valorize a categoria na Acelen. Nas negociações, participaram a coordenadora geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, e os diretores da base Acelen, Diogo Teixeira, Mateus Capinam e Vanilson Rios. O sindicato contou com o suporte da assessoria jurídica, representada pelo advogado Dr. Clériston Bulhões, e da assessoria econômica do DIEESE, com a Superintendente Regional Ana Georgina Dias.

...

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também