Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Querendo “mostrar serviço”, Gildeone Almeida elege o “chão de fábrica” da Embasa como inimigo

Em um ato de arrogância e desprezo, o presidente da Embasa negou-se a dialogar com o sindicato

Querendo “mostrar serviço”, Gildeone Almeida elege o “chão de fábrica” da Embasa como inimigo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Como diz o velho ditado: “quem nunca comeu melado, quando come se lambuza”. Essa é a mais pura verdade quando se trata do atual presidente da Embasa, Gildeone Almeida. Recém-chegado ao cargo de uma das maiores companhias de saneamento do país, com apenas poucos meses de gestão, ele já demonstra toda a sua falta de respeito em relação aos (às) trabalhadores (as).

Nesta quarta-feira (7/5), em um ato de arrogância e desprezo, o presidente da Embasa negou-se a dialogar com o sindicato e deixou claro que não há nova proposta para o fechamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR). Ao ignorar a negociação, Gildeone escancara seu autoritarismo e mostra que, para ele, os (as) trabalhadores (as) são meros obstáculos em sua gestão.

Sem nenhuma explicação plausível, a radicalização do presidente da Embasa em dificultar o avanço na parcela linear do PPR, que beneficia principalmente os (as) trabalhadores (as) com menores salários, é injustificável. A única leitura possível é que tal resistência se dá porque impacta diretamente no bolso da alta cúpula, que concentra os maiores salários da empresa, inclusive o do próprio presidente, que seria o maior beneficiário do Programa. Essa postura, no mínimo insensata e desrespeitosa, contribui para a deterioração do clima organizacional e configura uma prática escandalosa, com potencial de gerar repercussões negativas além dos limites da empresa.

SALTO ALTO

Quem convive com ele no dia a dia relata que ele anda “mudado”. E não é para menos: apesar de ter origens humildes e ter passado por várias funções na Embasa, inclusive como terceirizado, ao assumir a presidência, revelou seu verdadeiro caráter: arrogância, prepotência e covardia. Principalmente com aqueles que estão no “chão de fábrica”, o mesmo lugar de onde ele saiu, mas que rapidamente desprezou. Essas e outras posturas de Gildeone, que oportunamente serão reveladas, certamente não são do conhecimento do governador Jerônimo Rodrigues, nem de um de seus padrinhos políticos, o senador Jaques Wagner.

Gildeone age como se os (as) trabalhadores (as) fossem seus inimigos (as), como se fossem um “estorvo” a ser combatido, e não a base que sustenta a empresa. Essa postura antitrabalhista e desumana só revela sua falta de preparo para comandar uma instituição como a Embasa. 

A direção do Sindae se reunirá ainda hoje para definir os próximos passos dessa luta. É hora de a categoria se manter firme, unida e mobilizada!

Vamos à luta!

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também