Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Notícias/Brasil

Caminhoneiros entram em greve a partir de segunda-feira (1º), afirma presidente da ANTB

Segundo Stringasci, a reivindicação principal é alta no valor dos combustíveis, que é considerada abusiva.

Caminhoneiros entram em greve a partir de segunda-feira (1º), afirma presidente da ANTB
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O presidente da Associação Nacional de Transporte no Brasil (ANTB), José Roberto Stringasci, confirmou ao BNews a paralisação dos caminhoneiros, marcada para iniciar nesta segunda-feira (1º). Segundo Stringasci, a reivindicação principal é alta no valor dos combustíveis, que é considerada abusiva. 

"Não tem mais condições, chegamos ao nosso limite! Por isso foi decidido esse movimento agora para o dia 1º, reivindicando as leis que foram conquistadas em 2018 e estão em aberto até hoje, principalmente a redução imediata dos combustíveis, que estão com esses aumentos absurdos toda semana", ressaltou. 

Além do aumento considerado abusivo, a categoria exige mudanças como a reforma tributária e o fim do Preço de Paridade de Importação (PPI). “Queremos uma política de preço nacional, reajustes semestrais e com uma reforma tributária, porque não tem condições de rodar com esses preços absurdos”, disse. Para ele, as pautas dos caminhoneiros vão trazer reverberar forma positiva para toda a população. “Reduzir e mudar a política de preços de combustíveis, o fim do PPI, vai ajudar a toda a população a reduzir o preço da gasolina, do gás de cozinha e todos os derivados petróleo”, completou. 

Publicidade

Leia Também:

Ainda conforme o presidente da ANTB, a greve já era uma possibilidade. Contudo, os caminhoneiros decidiram aguardar em razão da pandemia do coronavírus, para não prejudicar a população e, consequentemente, a saúde pública. 

Com data para começar e sem data para acabar, a expectativa do Stringasci é que essa greve tenha um alcance superior à de 2018 em decorrência da maior conscientização da categoria e da população sobre as pautas dos caminheiros. 

No início do mês, o BNews antecipou a possibilidade da greve da categoria, que  foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) em 15 de dezembro.

FONTE/CRÉDITOS: BNews
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

SINTAJ Bahia
SINTAJ Bahia