Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Assembleia Legislativa celebra os 70 anos do Sindipetro Bahia

Ao fechar a sessão, Elizabete Sacramento evocou os valores da categoria petroleira. “São 70 anos de luta e de resistência

Assembleia Legislativa celebra os 70 anos do Sindipetro Bahia
Fotos: Ana Reis
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Lutar e resistir para construir um mundo melhor para a categoria petroleira e para toda a população brasileira. Essa foi a tônica da tarde da quinta-feira (21), na sessão especial em homenagem aos 70 anos do Sindipetro-Ba, na Assembleia Legislativa da Bahia. “O que seria do mundo sem entidades sindicais comprometidas para lutar em defesa da classe trabalhadora, tão importante para a economia mundial? Por isso a importância desse tipo de sessão, temos que trazer os trabalhadores e trabalhadoras para dentro desta casa”, resume o deputado estadual Radiovaldo Costa, proponente da sessão que lotou o plenário do legislativo baiano.

Durante as intervenções, dirigentes do Sindipetro, outros dirigentes sindicais e demais autoridades relembraram a história de luta da entidade, que é tão antiga como a Petrobrás (foi criada um ano após a criação da estatal), destacando as greves e mobilizações marcantes do sindicato, que garantiram vitórias econômicas e sociais para a categoria petroleira, mas que também asseguraram a soberania energética do país. “Se a Petrobrás completou 70 anos, é porque os trabalhadores e trabalhadoras lutaram para que essa empresa continuasse existindo”, define Elizabete Sacramento, coordenadora-geral do Sindipetro.

Ao fechar a sessão, Elizabete evocou os valores da categoria petroleira. “São 70 anos de luta e de resistência. Essa luta e essa resistência que nos trouxeram até aqui. Viva a categoria petroleira! Viva os 70 anos do Sindipetro Bahia!”, exaltou a coordenadora, levantando a plateia que demonstrou grande orgulho em fazer parte da história da categoria.

Leia Também:

O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, também destacou o histórico aguerrido da categoria, apontando ainda as lutas que estão sendo travadas para construir um futuro com mais dignidade, justiça e inclusão social. “Temos uma luta muito necessária, que é a reestatização da RLAM. Também estamos lutando para que a Fafen volte a operar na Bahia (pela Petrobrás), produzindo fertilizantes para a nossa agroindústria e para a agricultura familiar. Queremos ainda que a Petrobrás avance para ser uma empresa de energia, mas que também respeite os trabalhadores e trabalhadoras, além das comunidades que são impactadas no processo da transição energética, que precisa ser justa e inclusiva”.

Além dos já citados, também compuseram a mesa o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, representando o governador Jerônimo Rodrigues; o dirigente da CNQ, Josué Pereira; o conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM), Nelson Pelegrino; a presidenta da CUT Bahia, Madalena Firmo, a Leninha; o presidente do CEPE Salvador, Dejair Santana, representando também as demais entidades petroleiras; Gustavo Palmeira, do Dieese; o professor José Lobo, representando a UFBA; a defensora pública Mônica Aragão, representando a DPE-BA; Saiane Santos, do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA); e o ex-deputado federal Emiliano José.

Também marcaram presença, o deputado estadual Hilton Coelho, vereadores, representantes do Partido dos Trabalhadores, representantes de empresas da indústria petroleira e diretores de sindicatos parceiros, a exemplo do Sindiquímica e do Siticcan.

WhatsApp Image 2024-11-22 at 15.00.17(1)  WhatsApp Image 2024-11-22 at 15.00.17(2)  WhatsApp Image 2024-11-22 at 15.07.58(1)

WhatsApp Image 2024-11-22 at 15.29.06(1)  WhatsApp Image 2024-11-22 at 15.29.06  WhatsApp Image 2024-11-22 at 15.07.59(1)

WhatsApp Image 2024-11-22 at 15.29.03

Fotos: Ana Reis

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também