Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Vigília pelo fim dos PEDs: Entidades estão acampadas em frente ao Edisen, exigindo o atendimento das propostas apresenta

Lideranças e representações da FUP, FNP, Conttmaf, Ambep e Fenaspe seguirão acampadas até que a direção da Petrobrás resolva os equacionamentos

Vigília pelo fim dos PEDs: Entidades estão acampadas em frente ao Edisen, exigindo o atendimento das propostas apresenta
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Desde o início da manhã desta quinta-feira, 20, cerca de 800 trabalhadores, aposentados e pensionistas de vários estados do Brasil estão em vigília, em frente à atual sede da Petrobrás, no Edifício Senado (Edisen), no Rio de Janeiro, cobrando uma solução que acabe de forma definitiva com os Planos de Equacionamentos de Déficits da Petros (PEDs).

A mobilização, convocada pela FUP, FNP, Conttmaf, Ambep e Fenaspe – entidades sindicais e associações de aposentados que integram a Fórum em Defesa dos Participantes e Aposentados da Petros – reúne petroleiros e petroleiras, além de trabalhadores marítimos e da antiga subsidiária BR Distribuidora, atual Vibra, que foi integralmente privatizada no governo Bolsonaro.

O objetivo é pressionar a direção da Petrobrás a avançar no atendimento das propostas construídas pelos representantes dos trabalhadores no Grupo de Trabalho Petros. O GT nos últimos 10 meses discutiu alternativas para resolver os problemas estruturais dos planos PPSP-R e PPSP-NR, de forma a garantir segurança previdenciária a todos os participantes e assistidos e, principalmente, acabar com os equacionamentos dos déficits, que assolam mais de 50 mil famílias.

Leia Também:

Por volta das 11h, as entidades realizaram um grande ato político, cobrando respeito a todos aqueles que construíram a Petrobrás e hoje estão sendo violentados com descontos abusivos em seus benefícios, ao ponto de terem os contracheques zerados no final do mês, pois são obrigados a arcar com uma conta cuja responsabilidade é da patrocinadora dos planos de previdência.

“Ativa de hoje, aposentado de amanhã”. “Aposentado do trabalho, mas não da luta”. Essas e outras palavras de ordens foram enfatizadas durante o ato, na tentativa de sensibilizar os empregados do Edisen a somarem-se à luta por justiça e dignidade. Lideranças de todas as entidades reforçaram a necessidade de uma solução negociada, que atenda às propostas que foram discutidas no GT Petros.

“Se o homem não resolveu, a mulher vai resolver”, provocou o diretor da FUP, Paulo César Martin, fazendo alusão à mudança no comando da Petrobrás. Ontem, no ato de posse da presidenta Magda Chambriard, que contou com a participação do presidente Lula e de oito ministros, os petroleiros enfatizaram que o fim dos PEDs é a reivindicação mais urgente da categoria.

Tanto Magda, quanto Lula receberam em mãos o dossiê elaborado pelo Fórum, que resgata toda a trajetória do Plano Petros e faz um diagnóstico dos PPSP-R e PPSP-NR, apresentando as alternativas que foram construídas pelas entidades no GT Petros para solucionar os problemas estruturais dos planos e acabar com os equacionamentos.

“Vamos permanecer aqui em vigília até que a direção da Petrobrás resolva esse grave problema que atinge toda a categoria petroleira, principalmente os participantes e assistidos dos planos PPSP-NR e PPSP-R, que não aguentam mais arcar com um déficit que está corroendo, dia após dia, a vida de milhares de famílias”, afirmou Paulo César.

Barracas foram montadas na passarela de acesso ao Edisen, formando um grande acampamento para servir de apoio para as lideranças, militantes e representações de todas as entidades que participam do GT Petros e do Fórum, que permanecerão em vigília, cobrando o fim dos equacionamentos.

Acompanhe a cobertura da vigília nas redes sociais da FUP e das demais entidades que integram o Fórum.

Ativa na luta pelo fim dos equacionamentos

Atendendo ao chamado da FUP, petroleiros e petroleiras de várias bases do Sistema Petrobrás realizaram atos pela manhã em solidariedade à luta dos aposentados e pensionistas, que são mais de 90% dos impactados pelos equacionamentos dos PPSPs.

TA Suape

Houve atos no Terminal Aquaviário de Suape, em Pernambuco, nas refinarias de Pernambuco de Campinas (Replan) e Mauá (Recap), onde os trabalhadores da ativa reforçaram a importância da unidade de toda a categoria para pressionar a Petrobrás a resolver os problemas do antigo Plano Petros 1.

FONTE/CRÉDITOS: Da comunicação da FUP
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia