Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Trabalhos inseguros em áreas de escavação preocupam os (as) trabalhadores (as) da EMASA

É bom lembrar que esse tipo de serviço sem escoramento é extremamente perigoso

Trabalhos inseguros em áreas de escavação preocupam os (as) trabalhadores (as) da EMASA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A reparação em redes de água ou esgoto com a necessidade de escavação é um trabalho frequente e essencial para continuidade dos serviços de saneamento básico, porém, na EMASA, e não é de agora, essa atividade tem sido realizada de maneira bastante insegura. Neste final de semana uma vala no bairro Jardim Vitória, em Itabuna, chamou a atenção não apenas pela profundidade, mas também pela ausência de qualquer equipamento que permitisse a proteção contra deslizamentos de terra.

É bom lembrar que esse tipo de serviço sem escoramento é extremamente perigoso e já levou a óbito um funcionário da EMASA em abril de 2009. A vítima foi o trabalhador Rosivaldo Santana, 38 anos, que morreu quando consertava uma tubulação na Avenida Manoel Chaves, próxima a antiga fábrica da Kildare. Rosivaldo e outras quatro pessoas estavam dentro de uma vala aberta para a realização do serviço, quando a encosta cedeu. Os outros trabalhadores (as) envolvidos no acidente conseguiram escapar com vida.

O Sindae já havia realizado reunião com a empresa na gestão passada, conjuntamente com os setores operacional e de gestão, para cobrar que as medidas necessárias para atendimento das questões de Saúde e Segurança do Trabalho - SST, relacionadas às atividades de escavação de valas fossem adotadas. De lá para cá, embora os escoramentos metálicos tenham sido adquiridos pela empresa, as instalações desses equipamentos de proteção coletiva - EPCs não têm sido observadas. De acordo com informações que chegaram ao conhecimento do sindicato, o problema é a falta de designação de responsável técnico, treinamento e logística de transporte dos equipamentos, uma vez que os carros da manutenção de redes e ramais são pequenos.

Leia Também:

O Sindae vai solicitar uma nova reunião com a EMASA para saber quais as ações estão sendo implementadas para resolver essa situação que é, no setor de saneamento, o tipo de risco que mais tem levado a morte de trabalhadores (as) no Brasil.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também