Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Trabalhadores (as) terceirizados (as) da Embasa denunciam “calotes”

Denunciam também condições precárias de trabalho e perseguição por empreiteiras

Trabalhadores (as) terceirizados (as) da Embasa denunciam “calotes”
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Semana passada, o TomeNota já havia denunciado que uma empreiteira que trabalha para a Embasa nas regiões de Vitória da Conquista e de Itabuna estaria desgastando fortemente a imagem da estatal nestas localidades, principalmente com a falta de atendimento aos prazos de ligação de água e esgoto e de conserto de vazamentos. Para além disso, esta mesma empreiteira demitiu recentemente uma funcionária porque reclamou de falta de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e fardamentos para os seus colegas. Um absurdo! Desta vez as reclamações vêm do Extremo Sul do Estado.

De acordo com a denúncia, que chegou ao conhecimento do Sindae, a empresa Propusão, depois de quase três anos pagando salários e vale alimentação atrasados, não concedendo férias aos (às) seus (suas) empregados (as), ao final do contrato entrou com um pedido de recuperação judicial, afetando diretamente o processo de rescisão com esses (essas) trabalhadores (as). Pela proposta, que teria sido elaborada de modo unilateral pela Propusão, a rescisão seria parcelada em 10 vezes, sendo a primeira parcela a ser paga no último dia 12 de fevereiro, o que não teria acontecido. Por outro lado, a orientação para quem não aceitasse a proposta teria sido de entrar na justiça. Ainda segundo a denúncia, a empreiteira deixou de realizar depósitos do FGTS dos dois últimos meses de contrato.

Enquanto isso, a Embasa parece acompanhar tudo de longe e calada, enquanto trabalhadores (as) se sentem coagidos (as) e com medo de entrar na justiça e não serem recontratados (as) pela nova empresa, que assumirá o contrato na região nos municípios de Ibirapuã, Itabatã, Itanhém, Lagedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Posto da Mata e Teixeira de Freitas.

Leia Também:

O Sindae espera que essas situações sejam solucionadas. 

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também