Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Sob pressão, CA da Petrobrás suspende privatização de 32 ativos, mas mantém a venda de 6

A FUP e seus sindicatos continuam mobilizados

Sob pressão, CA da Petrobrás suspende privatização de 32 ativos, mas mantém a venda de 6
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Conselho de Administração da Petrobrás acatou pedido formal do Ministério de Minas e Energia para suspender imediatamente a privatização de 32 ativos que haviam sido colocados à venda pelo governo Bolsonaro, mas manteve o desinvestimento de outros seis que já estavam com contratos pré-assinados.

A decisão do CA não suspende a privatização da Lubnor (CE), dos Polos Pescada e Potiguar (RN) e dos Polos Norte Capixaba, Golfinho e Camarupim (ES). Ou seja, os indicados da gestão bolsonarista, que ainda integram o Conselho da Petrobrás, votaram contra a orientação do governo Lula e a favor da decisão dos diretores entreguistas que estão deixando esta semana o comando da estatal.

“Conseguimos, depois de muita pressão, impedir a venda de outros ativos, mas, infelizmente, o atual CA da empresa está alinhado com o governo anterior e insiste em entregar polos importantíssimos para a Petrobrás e para o país, principalmente para o Nordeste”, lamenta Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP.

Leia Também:

“O presidente Lula quer retomar a Petrobrás para o povo brasileiro, mas enquanto esse conselho estiver nas mãos de pessoas alinhadas ao bolsonarismo, fica difícil o governo ter avanços nessa área”, alerta.

Petroleiros seguem mobilizados

A pressão da categoria petroleira, que segue mobilizada contra as privatizações, tem sido fundamental para fortalecer as articulações que a FUP vem fazendo junto à nova gestão da Petrobrás e ao governo Lula, cobrando o compromisso com a reconstrução da empresa.

paralisação do último dia 24, os atos desta terça (29) e o indicativo de estado de greve que está sendo aprovado nas assembleias, todos esses movimentos foram decisivos para que o CA, mesmo com uma composição bolsonarista, acatasse a orientação dada pelo MME e suspendesse a venda de 32 dos 36 ativos que ainda estavam na lista de privatização do governo anterior.

A FUP e seus sindicatos continuam mobilizados, buscando outros caminhos para barrar a entrega da Lubnor e dos cinco Polos do Espírito Santo e do Rio Grande do Norte que não tiveram a venda suspensa. A decisão em relação a esses ativos será dada na Assembleia Geral Ordinária dos acionistas da Petrobrás, que está prevista para o próximo dia 27.

“A categoria petroleira sempre esteve e estará na luta em defesa da Petrobrás, da exploração equilibrada do petróleo e do gás natural no Brasil, garantindo o desenvolvimento da indústria nacional e a geração de mais e melhores empregos em nosso país”, afirma o coordenador da FUP. Ele ressalta que, mais do que nunca, é fundamental que os trabalhadores sigam mobilizados e prontos para novas paralisações.

Revisão do planejamento estratégico

Bacelar chama atenção para a urgência da Petrobrás alterar o seu planejamento estratégico. A FUP pretende contribuir, apresentando propostas, conforme afirmado durante reunião com o presidente da empresa, Jean Paul Prates, realizada em janeiro, com participação de toda a diretoria da entidade. Na ocasião, a Federação apresentou ao presidente da Petrobrás documento com sete eixos defendidos pelos petroleiros para reconstrução da estatal.

“Sabemos que é normal o plano estratégico de qualquer empresa ser revisto quando mudam os gestores, principalmente quando falamos da Petrobrás, que é uma sociedade de economia mista e exerce uma atividade econômica essencial. É absolutamente legítimo a União, como acionista majoritária da empresa, pedir a paralisação de todos os desinvestimentos da companhia, já que isso está na contramão do projeto do atual governo”, afirma o coordenador da FUP.

FONTE/CRÉDITOS: imprensa da FUP
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia