Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Sindsefaz entra na Campanha “Setembro Amarelo”

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do problema

Sindsefaz entra na Campanha “Setembro Amarelo”
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Sindsefaz está participando da Campanha “Setembro Amarelo”, movimento que visa aproveitar o mês para promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio (10/09 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio). A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do problema, que é crescente em todo o mundo.

Para marcar nossa participação, o Sindsefaz realiza nesta quarta (20), 17h, uma palestra em nossa sede, com a nossa colega Rejane Reis, que tem experiência na abordagem e acompanhamento do tema. Ela abordará como o fazendário(a) pode assumir uma postura que valorize mais as questões afetivas como contraponto ao estresse do trabalho e da vida corrida que levamos.

Desde a semana passada as lâmpadas da frente de nossa sede receberam um filtro amarelo para chamar a atenção da campanha. A ideia é alertar a sociedade para um mal que todos os anos ceifa 12 mil vidas no Brasil e mais de 1 milhão em todo o mundo.

Leia Também:

Trabalho

Segundo a Fundacentro – órgão que quase foi destruído pelo governo anterior, mas que vem recebendo investimento para retomar sua função no cuidado á saúde do trabalhador -, “embora a campanha não se concentre exclusivamente em trabalhadores e trabalhadoras, o ambiente de trabalho é um assunto importante para abordar a questão do tema e reduzir o estigma associado à saúde mental e promover soluções e apoio para aqueles que lutam contra pensamentos suicidas”.

O estresse no trabalho, pressão excessiva, assédio, jornada além da legal e falta de apoio emocional podem contribuir para problemas de saúde mental no ambiente laboral. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, sendo a depressão o principal deles, problema muito comum no mercado de trabalho, mas pouco observado, mesmo sendo esta a terceira maior causa de afastamentos por auxílio-doença acidentário, conforme dados da Previdência Social.

É importante que a pessoa que estiver enfrentando problemas relacionados à saúde mental procure ajuda profissional. Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188, chat ou e-mail.

FONTE/CRÉDITOS: Sindsefaz
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia