Durante a comemoração oficial na Bahia pelos 70 anos da Petrobrás, na última sexta-feira (6), o Sindipetro-BA e a FUP, entregaram ao presidente da estatal, Jean Paul Prates e ao diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Companhia, Mauricio Tolmasquim, um documento e um abaixo-assinado, reivindicando a incorporação da Termobahia à Petrobrás.
A reivindicação das entidades sindicais visa o fortalecimento da Petrobrás e o aumento da presença da empresa na Bahia, é justificada também devido à importância da Termobahia, uma subsidiária da Petrobrás, localizada no município de São Francisco do Conde, na Bahia, ao lado da antiga Refinaria Landulpho Alves (RLAM).
A Termobahia é uma das 11 usinas termelétricas do Parque Gerador Petrobrás e a única da Companhia no Estado da Bahia. Emprega cerca de 150 trabalhadores e possui capacidade instalada para 185 MW de energia (suficiente para atender meio milhão de pessoas) e 350 ton/h de vapor para a Refinaria Landulpho Alves, sendo responsável, por vezes, por metade do inventário de vapor da refinaria. A unidade ainda é preparada para duplicação e até mesmo triplicação da sua capacidade de produção.
Comentários: