Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindipetro-BA e FUP dão boas-vindas a novos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás

A Coordenadora do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, apresentou todo o histórico do Sindipetro e da FUP

Sindipetro-BA e FUP dão boas-vindas a novos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Diretores da FUP e do Sindipetro Bahia foram ao Edifício Torre Pituba na tarde da segunda-feira (18) para receber e dar as boas-vindas aos 252 novos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás que participaram da ambientação da empresa em Salvador. O auditório estava lotado, com centenas de rostos atentos e satisfeitos por terem passado no concurso público e alcançado o sonho de fazer parte do quadro de funcionários(as) da estatal.

Foram essas pessoas que ouviram atentamente a coordenadora-geral do Sindipetro e diretora da FUP, Elizabete Sacramento, contar a história da categoria petroleira e falar sobre a importância da luta sindical. Ao todo, foram 940 convocados no concurso de nível técnico ocorrido em 2023.

“O Sindipetro Bahia e a FUP são reconhecidos por sua atuação política e sindical, pelo protagonismo na defesa da soberania energética e pela resistência aos projetos neoliberais, que resultaram em lutas históricas da categoria petroleira contra a privatização do Sistema Petrobrás e pelo seu fortalecimento como empresa pública e estatal. Somos frutos dessa luta, pelo avanço das nossas conquistas, dos nossos direitos, mas também contra o desmonte da empresa. A luta em defesa da soberania trouxe vocês até aqui”, destacou Elizabete, lembrando ainda que os benefícios da empresa aos seus funcionários não são concessões. “Muito do que a Petrobrás oferece é fruto de luta”, definiu a coordenadora.

Leia Também:

Elizabete apresentou todo o histórico do Sindipetro e da FUP, as greves que marcaram o movimento petroleiro, a luta pela reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Araucária, a Fafen, além dos perigos da privatização do Sistema Petrobrás e suas implicações econômicas para o país e para os trabalhadores e as trabalhadoras. A coordenadora demonstrou também os efeitos das diferentes gestões do governo federal em decisões da Petrobrás.

“Termos hoje 252 novos trabalhadores e trabalhadoras neste auditório é fruto da mudança de governo. É querer investir na empresa, ver a empresa voltar a crescer, voltar a ser a gigante que ela sempre foi. O projeto de governo define quantos trabalhadores teremos nesta empresa”, afirmou a coordenadora do Sindipetro, explicando ainda a importância do movimento sindical ter conexões políticas. “Decisões como privatização de ativos e volume de investimentos são tomadas em espaços políticos, então o movimento sindical precisa influenciar estes espaços, mostrando e provando a importância dessa empresa não ser privatizada”.

Plateia demonstra interesse pela luta sindical

A palestra foi muito bem recebida pelos novos trabalhadores e trabalhadoras, que entendiam e concordavam com as posições do sindicato e da federação, manifestadas em palmas e palavras de incentivo em diversos momentos. Um deles, Fernando Lima, 34, corrobora: “Não sou um dos mais informados [sobre a luta sindical], mas escutei aqui que o sindicato está lutando por coisas que fazem sentido pra gente. Então desejo força para o sindicato. Pretendo me sindicalizar porque acredito que com a união a gente tem uma voz, e sem essa voz não temos chance alguma”. Diz ele, que é de Florianópolis e vai trabalhar na unidade de Macaé-RJ.

Ao fim da palestra, Elizabete e o diretor da FUP e do Sindipetro Bahia, Paulo César Martin, responderam às perguntas da plateia, que foram predominantemente sobre planos de carreira e Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Os dirigentes sindicais informaram sobre o grupo de trabalho para debater a unificação dos planos de carreira da Petrobrás, além de explicar como funcionam os espaços de deliberação da categoria, incentivando a participação dos presentes para discutir a pauta de reivindicações.

A atividade também teve a presença dos diretores do Sindipetro Valnilton Cruz, Jorge Mota, Agnaldo Soares, Claudia Gonçalves, Lindomar Nascimento e Marilda Brandão

 

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também