Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindipetro-BA cobra melhorias em SMS durante reunião com Petrobrás

Entre os temas debatidos, destacou-se a necessidade de restabelecimento do efetivo de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) na UN-BA

Sindipetro-BA cobra melhorias em SMS durante reunião com Petrobrás
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Sindipetro Bahia se reuniu com representantes do RH/SMS da Petrobrás para tratar de pautas urgentes relacionadas à segurança, saúde e meio ambiente nas unidades operacionais da estatal no Estado. O encontro híbrido, ocorrido no final de fevereiro, contou com a participação de gestores da empresa e dos dirigentes sindicais Luciomar Machado, Simone Oliveira, Jailton Andrade, Leandro Matos, Franklin Carlos e Alexandre Freire.

Entre os temas debatidos, destacou-se a necessidade de restabelecimento do efetivo de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) na UN-BA. O sindicato denunciou a sobrecarga de trabalho e a terceirização das análises de risco em atividades críticas, apontando que esse modelo compromete a segurança dos trabalhadores. A Petrobrás reconheceu a necessidade de melhorias e informou que há uma demanda aprovada para aumento de efetivo, mas divergiu sobre a necessidade de primeirização total dessas funções.

A reunião abordou ainda estatísticas de SMS como mortes e afastamentos decorrentes de acidentes, bem como relacionados à saúde mental. A Petrobrás informou que não há registros de afastamentos ou óbitos por questões de saúde mental em 2024, mas que realiza monitoramento por meio de questionários. O sindicato reiterou a necessidade de dados mais amplos, ou seja, mortes e afastamentos decorrentes de acidentes, bem como relacionados à saúde mental, e solicitou dados a partir de 2013, tendo a empresa se comprometido a enviar gráficos complementares.

Leia Também:

Outro ponto sensível foi a falta de macacões adequados para as trabalhadoras. O sindicato tomou conhecimento sobre uma consulta prévia nacional para o novo uniforme e reivindica a disponibilização de calça e camisa enquanto o modelo feminino não é aprovado. Representantes da empresa alegaram dificuldades de custeio e prometeram levar as observações à gerência.

A adequação de sanitários femininos para vestiários também foi debatida. A Petrobras alegou limitações de espaço, mas se comprometeu a avaliar possíveis adaptações, especialmente nas unidades de Araçás, Bálsamo e Buracica.

Outro tema importante foi a compensação de multas ambientais, totalizando R$ 188 milhões, comunicada pelo Governo da Bahia. A Petrobrás afirmou que os valores serão aplicados em programas ambientais por meio de licitação, mas não detalhou a destinação específica dos recursos. O Sindipetro solicitou acesso ao edital, e a empresa se comprometeu a enviá-lo.

Por fim, o sindicato continua na cobrança por melhorias na estrada de Bálsamo, reforçando a importância da ampliação da frota de veículos, do interstício de motoristas, com intervalo mínimo de 11 horas, para garantir deslocamentos seguros dos trabalhadores, além de ressaltar a luta por um regime justo de teletrabalho em unidades operacionais.

O Sindipetro Bahia seguirá acompanhando os encaminhamentos e cobrando soluções concretas para garantir mais segurança, dignidade e melhores condições de trabalho aos petroleiros e petroleiras.

FONTE/CRÉDITOS: Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também