Na tarde desta segunda-feira (18/03), na sede da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento – Cerb, localizada no Centro Administrativo da Bahia - CAB, em Salvador, representantes do Sindae estiveram reunidos com o presidente da Cerb, Alexsandro Freitas Silva, cobrando da companhia um posicionamento sobre o pagamento das Promoções por Antiguidade, PPD e outras pautas importantes. Na reunião anterior, ocorrida no mês passado, o presidente Alexsandro havia pedido mais prazo para dar uma resposta sobre essas questões.
Sobre o pagamento do PPD, o sindicato cobrou que fosse incluído na base de cálculo o Anuênio, porém a Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia - SAEB negou, alegando não ter orçamento para este ano. Diante desta negativa, o presidente da Cerb avaliou que a melhor alternativa neste momento seria garantir o 1,25% do salário base e continuar lutando para o próximo ano. O Sindae pediu para que a Cerb fizesse a oficialização da proposta para que os (das) trabalhadores (as) possam analisar.
Em relação ao pagamento das Promoções por Antiguidade, a Cerb propôs uma reunião em conjunto com o jurídico do Sindae e a companhia, para tentar solucionar as questões de ordem jurídica. O sindicato vai fazer a solicitação. O Sindae também informou na reunião que já encaminhou para o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese a elaborando de estudo, para ser apresentado à empresa para discussão, sobre a Revisão do Plano de Cargos. Outro ponto questionado, que já havia sido cobrado pelo sindicato, foi em relação à correção das Diárias, conforme o recente decreto do governador Jerônimo Rodrigues. Em respeito a isto, a Cerb informou que já encaminhou para atualização. O sindicato questionou também a diferença das diárias entre os diversos níveis de formação dentro da companhia. O assunto deve ser discutido entre os jurídicos do Sindae e Cerb, porque o presidente da companhia alega que os advogados da Cerb justificaram a impossibilidade dessa alteração, argumento contestado pelo sindicato. Acerca da restaurante, o presidente disse que já está em fase de elaboração do orçamento para reformada e reabertura.
O sindicato também reiterou diversas outras cobranças, como: ticket alimentação, sendo que o processo já está tramitação para se tentar incluir no acordo coletivo; sobre a diferenciação no registro de ponto entre os funcionários próprios e terceirizados e cargos de confiança, reivindicando isonomia no tratamento entre todos os empregados; a realização de um novo concurso público, visando renovar os quadros da empresa, e uma rediscussão do Prêmio Aposentadoria e a criação de um programa de preparação para a vida após o desligamento.
Em todos esses pontos o presidente Alexsandro se comprometeu a continuar discutindo e buscar uma solução. Vamos à luta!
Comentários: