O Sindae esteve presente na terça-feira (09/05), na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia - AFPEB, em uma reunião plenária que discutiu as estratégias da luta dos (das) servidores (as) públicos (as) do estado para a campanha salarial deste ano, bem como a proposta colocada pelo governador Jerônimo Rodrigues de reajuste salarial de 4% para o funcionalismo público estadual.
Participaram do evento um total de 17 entidades sindicais, inclusive o Sindae, que definiram pela realização na próxima terça-feira (16/05), às nove da manhã, de um grande ato unificado em frente à Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA. Nesse dia, considerado como o Dia de Luta Unificada do Servidor Público da Bahia, os (as) servidores (as) públicos (as) do estado vão cobrar, dentre outras exigências, um reajuste salarial linear de 9%.
No mês passado a Federação dos Servidores Públicos do Estado da Bahia – FETRAB encaminhou uma carta aberta ao governador Jerônimo chamando a atenção para as inadmissíveis perdas salariais dos (das) servidores (as) públicos (as), que, segundo informações publicadas por levantamentos recentes, estão com salários abaixo dos pagos em 2010, em termos reais. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese, apenas entre os anos de 2015 a 2022, as perdas inflacionárias são de 53,33%.
É bom lembrar que os (as) trabalhadores (as) da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia – Cerb são diretamente impactados (as) por esse movimento, uma vez que se trata de uma empresa pública dependente do orçamento do tesouro estadual. O Sindae convoca a categoria do saneamento ambiental para que participem desse movimento.
Vamos à luta!
Comentários: