Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindae mobiliza trabalhadores (as) contra as Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Em Feira de Santana, por exemplo, a Embasa conseguiu garantir um índice de 97% de cobertura em abastecimento de água

Sindae mobiliza trabalhadores (as) contra as Parcerias Público-Privadas (PPPs)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta terça-feira (27/08), o Sindae esteve reunido com trabalhadores (as) da Embasa de Feira de Santana em mais uma ação que visa mobilizar a categoria para a luta contra a privatização da água através das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Essas "Parcerias", que são uma modalidade de entrega da água e do saneamento do povo ao monopólio de especuladores, visam apenas o retorno empresarial e financeiro, em detrimento da qualidade da prestação dos serviços e da universalização. 

O projeto de “universalização” do saneamento em Feira de Santana, microrregião do Portal do Sertão, e municípios circunvizinhos, conforme apresentado pela Embasa, que seria realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), além de não universalizar, porque não contempla as zonas rurais, que correspondem a 20% da população, entrega parte significativa de áreas extremamente lucrativas da Embasa para a iniciativa privada por até 35 anos, levando ao enfraquecimento da empresa estadual.  

Antes de tudo, é importante ressaltar que tem sido a insistência do Governo da Bahia em fazer uma PPP no saneamento de Feira de Santana que tem levado ao atrasado dos investimentos da Embasa neste município, sob a falsa alegação de que a empresa estatal não teria capacidade técnica e financeira para realizar essas obras. 

Leia Também:

Por outro lado, é a Embasa que tem executado o programa mais exitoso que se tem notícia no país de acesso à água e ao saneamento, que é o Água para Todos - PAT, tornando a Bahia um dos estados que mais avançou nos índices de saneamento nos últimos vinte anos. 

Em Feira de Santana, por exemplo, a Embasa conseguiu garantir um índice de 97% de cobertura em abastecimento de água para a população e de quase 70% de cobertura com redes de esgotamento sanitário.

Portanto, fica mais do que provado que a PPP, que o governo da Bahia vem tentando emplacar há alguns anos em Feira de Santana e região, claramente enfraquece a Embasa e favorece a mercantilização da água. 

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também