Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Sindae indica nomes para compor a comissão do PPR 2022

Sindicato cobra da Embasa o início das negociações

Sindae indica nomes para compor a comissão do PPR 2022
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em consonância com o previsto na cláusula 2ª do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023, assinado no último dia 20 de outubro, e no parágrafo único da cláusula décima primeira do Instrumento Regulamentar do PPR 2021, assinado no dia 23 de maio de 2022, o Sindae enviou oficialmente à Embasa, na última terça-feira (08/09), os nomes dos representantes do sindicato na comissão de negociação do Programa de Participação dos Resultados – PPR 2022. A comissão de negociação do sindicato será composta por Grigorio Maurício dos Santos Rocha, Nadilene Nascimento de Sales, Aloísio Aurélio Rocha Filho, Luiz Geovane Andrade Santana, Fernando Nei de Souza Biron e Érick Vinícius Felix Maia.

No mesmo ofício o sindicato solicitou agendamento de reunião para tratar do tema já no dia 17 de novembro próximo. A categoria tem cobrado que a Embasa inicie o processo de negociação o mais breve possível, cumprindo assim o que estabelece o compromisso firmado no acordo anterior, que é o início das tratativas do PPR em até 30 dias após a assinatura do ACT. 

No início desse ano a Embasa, além de protelar o início das discussões sobre PPR 2021, tentou interditar o debate acerca do aumento da parcela linear do PPR. Antes mesmo do Balanço Financeiro da empresa ser publicado, conforme estabelece a lei, em uma demonstração de total desrespeito para com o processo negocial, de forma inacreditável e inédita, a empresa usou a rede social particular de um de seus diretores para antecipar informações de pagamento do programa e, assim, tentar manipular o (a) trabalhador (a) para que este aceitasse o pagamento do PPR sem discussão, nos moldes do que fora praticado no ano anterior. Na ocasião, foram publicados e antecipados os valores a serem distribuídos e informações sobre o período de pagamento do PPR. Além da categoria não aceitar a tentativa de manipulação, essa atitude causou muita revolta e quase leva a um grande impasse para o fechamento das negociações. 

Leia Também:

O Programa de Participação nos Resultados - PPR é uma conquista histórica da categoria e o cumprimento das metas e resultados do PPR ocorre fruto de um esforço coletivo, por isso a enorme resistência da Embasa em avançar na distribuição linear do PPR é incompreensível e, inclusive, incompatível em relação à prática do mercado. Conforme levantamento feito pelo Sindae é possível que a Embasa tenha ficado aquém do que é praticado Brasil afora: Compesa (PE) 50% linear, Copasa (MG) 100% linear, Caern (RN) 33%, Caesb (DF) 100% linear, Sabesp (SP) 30% linear e Sanepar (PR) 100%. Tem-se também o exemplo da Coelba (BA), para não ficar apenas nas empresas de saneamento, que é 50% linear. Espera-se que esse ano a empresa tenha mais respeito pela categoria e avance para percentuais mais compatíveis com o esforço coletivo dos (as) trabalhadores (as).

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia