Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindae busca avanços e valorização dos trabalhadores do SAAE de Juazeiro e Casa Nova

SINDAE cobra diálogo e transparência também em Casa Nova

Sindae busca avanços e valorização dos trabalhadores do SAAE de Juazeiro e Casa Nova
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nos últimos dias, representantes do SINDAE têm intensificado o diálogo com a direção do SAAE Juazeiro e com a gestão municipal, buscando avanços em pautas importantes para os trabalhadores e para o fortalecimento do serviço público de saneamento.

Na última quinta-feira (02/10), os dirigentes Raquel Lisboa e Ivan Aquino estiveram reunidos com a diretora do SAAE, Fabiana Guimarães, para tratar de temas como a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) — que precisa ser discutido e avaliado separadamente, considerando os cargos específicos do SAAE. 

Durante o encontro, também foi cobrada a modificação urgente da Lei nº 3.199/2024 no âmbito do Executivo Municipal, além de debatidos pontos como a elaboração do concurso público e a possibilidade de o SAAE integrar o Comitê de Bacias do Salitre.

Leia Também:

Diante da relevância dos temas, o SINDAE solicitou a abertura de uma mesa de negociação com a presença da diretora, do prefeito Andrei Gonçalves e do vice-prefeito Tiano Félix.

Na quarta-feira (08/10), o vice-prefeito Tiano Félix recebeu a comitiva do sindicato. Durante a reunião, Tiano — que tem histórico de diálogo e compromisso com as lutas dos trabalhadores — afirmou que nem ele nem o prefeito têm interesse em discutir concessão com a Embasa. 

Segundo ele, o foco atual da gestão é recuperar a credibilidade do SAAE, deixado pela administração anterior com uma dívida superior a R$ 50 milhões.

O vice-prefeito se comprometeu a participar das próximas mesas de negociação entre o SAAE e o SINDAE, destacando a importância de acompanhar as pautas para contribuir de forma efetiva nas discussões.

Os dirigentes Adriano Guimarães, Alessandra Almeida e Orlando Santana reforçaram que o SINDAE é um sindicato cidadão, comprometido em contribuir com a gestão e, sobretudo, em defender os direitos dos trabalhadores, cobrando concurso público, valorização profissional e a retomada das negociações que envolvem cláusulas econômicas e sociais. Já os companheiros Ivan Aquino e Raquel Lisboa reiteraram a importância de retomar as mesas de negociação regulares, garantindo transparência e avanços concretos nas demandas da categoria.

SINDAE cobra diálogo e transparência também em Casa Nova

O SINDAE também esteve em Casa Nova, na última quarta-feira (07/10), onde estava agendada uma reunião com o prefeito Anísio Viana e o diretor Jefferson Granja para tratar de dúvidas relacionadas a uma visita técnica da Embasa por gerentes da unidade de Bonfim. A categoria busca esclarecimentos sobre o objetivo dessa visita, especialmente diante de informações de que o prefeito esteve em Salvador dialogando com o Governo do Estado sobre possíveis concessões.

O sindicato também quer saber com que finalidade foi contratada uma empresa de consultoria, que estaria colhendo dados sobre faturamento, hidrometria e outros indicadores do SAAE. 

Mesmo com a reunião marcada por ofício, os representantes do SINDAE não foram recebidos — permaneceram na prefeitura durante todo o dia, sem atendimento, sendo informados de que o prefeito estava em reunião on-line. Uma pauta interna relacionada a gratificações incorporadas também seria tratada, mas foi adiada por se referir a assuntos internos do SAAE.

O SINDAE segue acompanhando de perto todas as movimentações envolvendo os SAAEs de Juazeiro e Casa Nova, e continuará cobrando respeito, diálogo e compromisso com os trabalhadores e com o serviço público de saneamento.

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também