Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Sindae acompanha a negociação da renovação do contrato da Embasa com a prefeitura de Salvador

Essas documentações estão passando pela análise do sindicato

Sindae acompanha a negociação da renovação do contrato da Embasa com a prefeitura de Salvador
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Sindae solicitou em novembro deste ano todas as documentações relativas à negociação da renovação do contrato da Embasa com a prefeitura de Salvador, sendo que já foram entregues pela empresa a minuta do instrumento de atualização da prestação de serviços de saneamento, a análise de viabilidade técnica econômico-financeira, o termo de confissão e compensação de dívidas e um parecer jurídico. Essas documentações estão passando pela análise do sindicato, com ponderação e responsabilidade, entendendo que se trata de uma negociação entre dois entes públicos e onde deve prevalecer o interesse da população.

Nessa discussão, que deve ter a mais alta transparência, é necessário um debate republicano, que tenha como principal foco o interesse público mais amplo, que é o da sociedade baiana e soteropolitana.

A retomada da negociação sobre a assinatura da Atualização do Contrato de Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Embasa em Salvador é de grande importância para a garantia de investimentos na capital e em outros municípios da Bahia, principalmente em relação às periferias, lugares em que vivem as populações que mais sofrem com a falta de água e de saneamento.

Leia Também:

Nos últimos anos, sobretudo com o advento da Lei Nº. 14.026/2020 (que alterou o Marco Legal do Saneamento), em decorrência da ausência de contratualização com os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior da Bahia, sem falar do boicote dos governos Temer e Bolsonaro para com as empresas estaduais, a Embasa teve pouco espaço para obtenção de financiamentos para realização de ampliações significativas e necessárias na oferta dos seus serviços e para implementar melhorias relevantes nos seus sistemas operacionais, tanto de abastecimento de água como de esgotamento sanitário.

Nesse sentido, o Sindae segue atento à negociação entre o município de Salvador e a Direção da Embasa, seja solicitando informações mais detalhadas sobre essas tratativas ou direcionando observações e críticas que julga serem pertinentes, visando o melhor interesse da categoria e dos (das) usuários (as) dos serviços, especialmente em relação à população mais pobre de Salvador. Ao mesmo tempo, o sindicato defende que pressões político-partidárias em relação às eleições municipais de 2024 não devem interferir nessa negociação, entendendo que nela está o futuro da Embasa como uma empresa pública.

Outro aspecto que o sindicato tem alertado, e tido posição firme, é em relação ao risco de mercantilização da água e do saneamento no estado, por meio de abertura de capital da Embasa ou através de projetos de Parceria Público-Privada (PPP), que objetivam apenas acessar áreas extremamente lucrativas da empresa, o que, sem dúvidas, não favorece o processo de universalização desses serviços essenciais, visto que parcela considerável de recursos advindos dessas regiões mais centrais, que poderia ir para as áreas mais pobres e periféricas, seria direcionada para remunerar esses “parceiros” privados. 

Por outro lado, o Sindae compreende que é preciso fortalecer a Embasa, e isso também depende da regularização dos contratos com os municípios, especialmente Salvador, bem como o acesso a recursos públicos dos orçamentos do Estado, da União e de financiamentos, principalmente subsidiados com taxas de juros diminutas como os do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Banco do Nordeste - BNB, demais bancos estatais e instituições financeiras internacionais.

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia