Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sem novidades, rodada com a Coelba foi finalizada nesta terça

As bancadas se debruçaram nas últimas rodadas em  construir uma proposta que contemple os interesses de todas as partes

Sem novidades, rodada com a Coelba foi finalizada nesta terça
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Não faltou esforço da bancada sindical, mas apesar da expectativa da categoria, a  negociação com a Coelba ainda segue  sem avanços significativos. Este foi o segundo encontro desde o início da campanha salarial. O objetivo do Sinergia é realizar uma campanha célere, mas não precipitada. Essa situação inclusive foi colocada em mesa e a Coelba se comprometeu em fazer os estudos para conseguir avançar em cláusulas consideradas fundamentais. “Temos o interesse em conseguir um acordo justo e a altura do esforço diário dos coelbanos, que mantém a empresa entre as mais lucrativas do país”, destacou o coordenador da campanha, Dailton Cerqueira.

Negociação – As bancadas se debruçaram nas últimas rodadas em  construir uma proposta que contemple os interesses de todas as partes. Como o processo de negociação envolve prioridades de ambos os lados, é necessário fechar algumas cláusulas em bloco, tendo ganhos em algumas e manutenção em outras. Dessa forma, apesar da demora em assegurar o fechamento, os dirigentes sindicais precisam avaliar cada proposta construída, obtendo o melhor para os trabalhadores.

Na segunda rodada, alguns ensaios foram realizados, inclusive com avanços pontuais em algumas cláusulas, após uma exaustiva investida do sindicato. O conjunto da proposta da Coelba, entretanto, não agradou a bancada sindical, que realizou uma contraproposta. As sugestões foram apreciadas pela empresa, que informou a necessidade de estudo de impacto e análise do corpo jurídico que em alguns pontos da contraproposta. Dessa forma, a atualização das cláusulas acordadas será realizada após a resposta da empresa na próxima reunião, prevista para ocorrer no início de outubro.

Leia Também:

Mobilização da categoria – A campanha salarial é um processo em que o avanço nas negociações depende da mobilização da categoria. Assim, o Sinergia vai realizar a partir da próxima semana assembleias presenciais e virtuais para dialogar com os coelbanos, informando o andamento das negociações com a empresa e definindo coletivamente a melhor ação de luta para conquistar um grande acordo.  “Não há como fazer uma campanha vitoriosa sem a participação ativas dos trabalhadores. Nas próximas semanas, a participação de todos será fundamental para conseguirmos resultados em mesa”, convoca o diretor Gilberto Santana, que esteve na negociação acompanhado dos demais diretores Esdras Manona, Mário Bomfim, José Paixão, Paulo de Tarso, além do assessor político Nelson Cerqueira e o coordenador da campanha, Dailton Pedreira.

Próxima rodada – A negociação com a empresa está prevista para ocorrer no início de outubro, após a realização da negociação da pauta unificada com a Intersindical e Neoenergia, que será realizada nos dias 04, 05 e 06 de outubro, em Salvador. Um destes dias, será destinado, exclusivamente, para as discussões sobre a Fundação Néos. A previsão é que a próxima rodada com a Coelba seja então realizada na semana iniciada no dia 09.

“Este é um momento importante da campanha. Precisamos da presença dos trabalhadores nas atividades que serão convocadas pelo sindicato. A mobilização nessas atividades serão determinantes para que a Coelba e Neonergia avancem na pauta. Uma campanha forte se faz com a força de todos”,  finalizou o coordenador, Dailton Cerqueira.

FONTE/CRÉDITOS: Sinergia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também