Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Posse política da nova coordenadora do Sindipetro-Ba: “Reflexo do Brasil que a gente sonha”

Elizabete Sacramento foi empossada como a nova Coordenadora Geral do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia

Posse política da nova coordenadora do Sindipetro-Ba: “Reflexo do Brasil que a gente sonha”
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em uma cerimônia festiva na noite da sexta-feira , 18 de agosto, Elizabete Sacramento foi empossada como a nova Coordenadora Geral do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia, inaugurando uma nova perspectiva na gestão da entidade.

Bete é a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo do Sindipetro-Ba e foi conclamada pelos presentes que não economizaram elogios à sua trajetória e representatividade nos espaços sociais, políticos e de defesa das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil.

O ato político foi além da formalidade. Poesia, cantoria e recital deram um caráter lúdico à posse que foi considerada pela vereadora Marta Rodrigues, “a cara da sociedade brasileira que estamos construindo”, pois exalava diversidade e potência.

Leia Também:

A pauta racial e feminina não passou despercebida, afinal, a nova coordenadora além de mulher, é negra, e mãe solo, o que para ela resulta em um atravessamento das suas conquistas, pois ao mesmo tempo em que se orgulha, tem que estar atenta para garantir a própria sobrevivência.

“Reflexo do Brasil que a gente sonha” foi a máxima que a Presidenta da CUT Bahia, Leninha Firmo explanou ao parabenizar o Sindipetro-Ba por sair na frente e além de ter uma mulher no comando, se reinventar e compor uma mesa somente com mulheres em um ato oficial da entidade.

A oportunidade de fazer história sendo parte do sindicato mais representativo e cidadão do norte/nordeste e se encontrar como difusora de pensamento e ações coletivas também foi exaltado por Elizabete Sacramento durante o seu discurso de posse. “Agradeço a categoria petroleira pela oportunidade de a representar. Me comprometo a lutar para que todos tenham ainda mais dignidade, sejam os aposentados, os ativos, os trabalhadores do setor privado, afinal eu e todos os diretores desta casa representamos a categoria petroleira”, finalizou a coordenadora do Sindipetro-Ba.

Deyvid Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse que o momento é também de parabenizar o Sindipetro-Ba por estar avançando, abrindo caminhos e ensinando a todos sobre igualdade de gênero, equidade e combate às opressões.

A mesa histórica foi composta por Leninha Oliveira Firmo, Presidenta da CUT-BA; Lucineide Varjão, representando a CNQ; Marta Rodrigues, Vereadora de Salvador (PT); Sara Sacramento, representando o MNU-BA; Patrícia de Jesus, Coordenadora do Coletivo de Mulheres da FUP e Juci Cardoso, Vereadora de Alagoinhas (PCdoB) e Elizabete Sacramento, coordenadora do Sindipetro Bahia.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também