Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Petroleiros e petroleiras da FUP apresentam proposta para uma Transição Energética Justa no Brasil

O texto é resultado de um amplo processo de debates internos e articulações institucionais no país e no exterior

Petroleiros e petroleiras da FUP apresentam proposta para uma Transição Energética Justa no Brasil
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus 14 sindicatos filiados lançam hoje 15/10, um documento que consolida a posição da categoria petroleira sobre o papel estratégico do setor de óleo e gás no desenvolvimento nacional e na construção de uma Transição Energética Justa para o Brasil, com destaque para a Petrobrás. O material também apresenta a posição da FUP em relação à exploração da Margem Equatorial Brasileira.

O texto é resultado de um amplo processo de debates internos e articulações institucionais no país e no exterior, aprovado nas instâncias deliberativas da categoria e enriquecido por experiências internacionais como as participações da FUP nas COPs 27 e 28, além de intercâmbios com organizações sindicais de outros países da América Latina. Em território nacional, iniciativas como o Seminário “A Transição Energética Justa no Brasil” e o “Laboratório de Futuros” fortaleceram o diálogo com movimentos populares, pesquisadores e centrais sindicais.

Com esse acúmulo, os petroleiros e petroleiras reafirmam seu compromisso histórico com a soberania nacional, a segurança energética e a democracia, defendendo que a Petrobrás lidere, com participação ativa de seus trabalhadores e trabalhadoras, um plano estratégico de transição que seja justo, soberano e popular.

Leia Também:

O documento apresenta três eixos centrais: uma análise do contexto global e nacional, os princípios que orientam a luta por uma Transição Energética Justa e um conjunto de propostas concretas para fortalecer a Petrobrás e garantir a inserção soberana do Brasil na agenda energética mundial.

FONTE/CRÉDITOS: FUP
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também